THE NURSE IN HEALTH EDUCATION TO THE EMPLOYEE CLEANING IN HOSPITALS

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Paula Moreira Falcão, Samanta Quintana Barbosa, Stéphanie Gonçalves Macêdo Rosa, Wilayne Atanázio dos Santos, Viviane Quintana Barbosa

Resumo


Objetivo: identificar o grau de conhecimento dos trabalhadores da limpeza hospitalar acerca das técnicas de higienização do ambiente hospitalar e discutir sobre a importância da educação permanente como um fator de proteção à saúde destes trabalhadores. Método: estudo de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir de um questionário, os sujeitos participantes foram 55 profissionais do setor de limpeza hospitalar do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) da Universidade Federal Fluminense, localizado em Niterói-RJ. O projeto de pesquisa foi encaminhado ao Comitê de ética do referido hospital, sendo aprovado sob nº 258-10. Resultados: o ambiente hospitalar oferece aos profissionais que nele trabalham múltiplos e variados riscos, sendo os riscos biológicos os principais geradores de problemas oriundos da insalubridade a que estes trabalhadores estão expostos. Por esse motivo, é importante que os mesmos sejam capacitados a partir de educação permanente, visando à redução de tais riscos. Conclusão: este estudo mostrou a necessidade de promover a educação permanente como forma estratégica de contribuir para a qualificação e transformação das práticas em saúde, bem como sua organização, processos formativos, e práticas pedagógicas na capacitação e desenvolvimento dos trabalhadores que atuam na área da limpeza hospitalar, como principal fator de proteção à saúde, e que o enfermeiro é o profissional que mais pode contribuir para que os riscos inerentes ao trabalho desta natureza não venham a causar danos à saúde deste trabalhador.


Palavras-chave


Saúde do trabalhador; Ambiente de trabalho; Medidas de segurança; Serviço hospitalar de limpeza; Educação em saúde; Riscos ocupacionais; Exposição ambiental.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i1.%25p 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

SCImago Institutions Rankings

 

  

 

Novas regras para submissão de artigos na RPCFO a partir de 01/07/2018. Clique aqui.