PEDAGÓGICAL CONCEPTIONS AT THE EDUCATIVE PRACTICES OF NURSES: DIFFICULTIES, RESISTANCE AND INITIATIVES

Barbara Soares Avanci, Fernanda Garcia Bezerra Góes, Elaine Antunes Cortez, Keylla Cristhiane de Almeida Corrêa, Jamilla Ribeiro Alves Pereira

Resumo


Objetivo: identificar a concepção pedagógica presente nas práticas educativas do enfermeiro. Metodologia: o tipo de estudo é de natureza qualitativa, sendo classificada como pesquisa bibliográfica. Resultados: emergiram duas categorias: 1) Concepção tradicional X Concepção problematizadora: dificuldade e resistência da implementação de uma concepção crítica nas práticas educativas do enfermeiro; 2) Pedagogia problematizadora: experiências de uma prática transformadora. Conclusão: o estudo realizado nos mostrou, indiretamente, a existência da concepção pedagógica tradicional nas práticas educativas do enfermeiro e a dificuldade e resistência para implementar uma pedagogia crítica em suas ações, porém, mesmo diante dessas barreiras, evidenciou-se uma mobilização de enfermeiros em vários campos de atuação com movimentos, estratégias e iniciativas de mudanças para uma concepção problematizadora.


Palavras-chave


enfermagem; práticas educativas; concepções pedagógicas

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DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i1.%25p 

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