Integrative review on administration of drugs in nursing care

Autores

  • Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho Universidade Federal Fluminense
  • Rafael Rafael Pires Silva Universidade Federal Fluminense
  • Bruna Maiara Ferreira Barreto Universidade Federal Fluminense
  • Danielle Moura Tenório Universidade Federal Fluminense
  • Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i5.36-44

Palavras-chave:

Administração de terapia medicamentosa, Assistência de Enfermagem, Enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar as publicações que enfocam a administração de medicamentos na assistência de enfermagem nas principais bases de dados no período de 2007 a 2011. Método: estudo de revisão integrativa realizada nas Bases de Dados da Biblioteca Virtual da Saúde (Lilacs e Scielo), no período de 20/05/2011 a 18/06/2011 em 16 referências analisadas entre os anos de 2007 a 2001. Resultados: destacam-se como tônica nas discussões: capacitação com auxílio do ambiente virtual de aprendizagem através da Educação a Distância, erros nas prescrições que levaram a erros na administração de medicamentos, importância da prevenção para se evitar erros. Conclusão: contudo se tais ocorrências forem atentadas com orientações, recomendações e treinamento da equipe, melhor comunicação entre os mesmos, então o ambiente de trabalho ficará melhor e os riscos relacionados aos erros na administração de medicamentos diminuirão acentuadamente.

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Biografia do Autor

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (2010). Especialista em Mediação Pedagógica em Educação a Distância pela PUC-RIO (2010). Atualmente é professora adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Implantou a Consulta de Enfermagem ao Cliente Portador de Alzheimer no Centro de Doença de Alzheimer (CDA-UFRJ) chefiando o serviço de enfermagem do presente setor (2001). Professora da Pós-Graduação de Geriatria e Gerontologia da EEAAC/UFF. Foi Mediadora Pedagógica da Educação à Distância do Curso de Pós-Graduação de Tecnologias da Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO). Atuou como Tutora pedagógica na disciplina de Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância na Pós-Graduação de Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância da UFF (Lante - Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino). Revisora ad hoc da Revista Brasileira de Enfermagem e da Revista Estudos Interdisciplinares Sobre o Envelhecimento.

Rafael Rafael Pires Silva, Universidade Federal Fluminense

Acadêmico de Enfermagem do 5º período do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Monitor da disciplina de Fundamentos de Enfermagem I.

Bruna Maiara Ferreira Barreto, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 5º período do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Monitor da disciplina de Fundamentos de Enfermagem I.

Danielle Moura Tenório, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 5º período do curso de graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Monitor da disciplina de Fundamentos de Enfermagem I.

Beatriz Guitton Renaud Baptista de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Professora Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado

2013-11-09

Como Citar

1.
Camacho ACLF, Silva RRP, Barreto BMF, Tenório DM, Oliveira BGRB de. Integrative review on administration of drugs in nursing care. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de novembro de 2013 [citado 29º de março de 2024];5(5):36-44. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1581

Edição

Seção

Revião

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