PSYCHOSOCIAL CARE CENTER IN VIEW OF FAMILY CAREGIVER

Autores

  • Israel Coutinho Sampaio Lima Faculdade Santo Agostinho (FSA), Teresina-PI-Brasil
  • Liana Dantas da Costa e Silva Faculdade Santo Agostinho (FSA), Teresina-PI-Brasil.
  • Maria Eliete Batista Moura Eliete Batista Moura Professora da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI. Professora da Graduação e do Programa de Mestrado em Enfermagem da UFPI.
  • José Nazareno Pearce de Oliveira Brito Professor da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.
  • Gerardo Vasconcelos Mesquita Professor da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.
  • Fabricio Ibiapina Tapety Professor da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v0iSupl..45-51

Palavras-chave:

Esquizofrenia, Psiquiatria, Relações familiares, Relação profissional-família, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Analisar a vivência do familiar cuidador da pessoa com esquizofrenia, frente à reforma psiquiátrica. Métodos: Estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, realizado no Centro de Atenção Psicossocial II de Teresina-PI, com nove familiares cuidadores de pessoas com tal doença e que aceitaram participar do estudo. Resultados: Os dados abordam a visão do familiar cuidador frente à desinstitucionalização da doença mental. Constatou-se que este centro vem modificando a concepção da família e da sociedade sobre a reclusão do doente metal, pelas melhoras alcançadas através das terapias medicamentosas e psicoterápicas, uma vez que, houve a melhora da qualidade de vida de ambas as partes. Conclusões: O Centro de Atenção Psicossocial é uma alternativa efetiva e eficaz ao modelo manicomial diante da vivência dos cuidadores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Israel Coutinho Sampaio Lima, Faculdade Santo Agostinho (FSA), Teresina-PI-Brasil

Faculdade Santo Agostinho (FSA), Teresina-PI-Brasil. 

Liana Dantas da Costa e Silva, Faculdade Santo Agostinho (FSA), Teresina-PI-Brasil.

Psicóloga. Professora Especialista e orientadora da pesquisa da Faculdade Santo Agostinho (FSA), Teresina-PI-Brasil.  

Maria Eliete Batista Moura Eliete Batista Moura, Professora da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI. Professora da Graduação e do Programa de Mestrado em Enfermagem da UFPI.

 Pós-Doutora pela Universidade Aberta de Lisboa – Portugal. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFRJ. mProfessora da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI. Professora da Graduação e do Programa de Mestrado em Enfermagem da UFPI.

José Nazareno Pearce de Oliveira Brito, Professor da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

 Doutor em Ciências Médicas. Professor da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

Gerardo Vasconcelos Mesquita, Professor da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

Doutor em Cirurgia Traumato-Ortopédica. Professor da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

Fabricio Ibiapina Tapety, Professor da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade NOVAFAPI.

 Doutor em Reabilitação Oral (Niigata University/Japan). Pós-doutor em Implantodontia (Johannes Gutenberg Univeristy em Mainz/Alemanha). Professor da Graduação e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Faculdade  NOVAFAPI.

Downloads

Publicado

2012-04-24

Como Citar

1.
Lima ICS, Silva LD da C e, Moura MEBMEB, Brito JNP de O, Mesquita GV, Tapety FI. PSYCHOSOCIAL CARE CENTER IN VIEW OF FAMILY CAREGIVER. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 24º de abril de 2012 [citado 28º de março de 2024];(Supl.):45-51. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1945

Plum Analytics