MENTAL ILLNESS IN THE VIEW OF PSYCHOTIC INDIVIDUALS: THEIR LINES AND GRAPHIC REPRESENTATIONS

Autores

  • Danieli Gasparini UFSM/CESNORS
  • Leila Mariza Hildebrandt UFSM/CESNORS
  • Isabel Cristina Pacheco Van der Sand UFSM/CESNORS
  • Marinês Tambara Leite UFSM/CESNORS
  • Solange Maria Schmidt Piovesan Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí/RS
  • Marlene Gomes Terra UFSM

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3421-3431

Palavras-chave:

Enfermagem, Transtornos mentais, Transtornos psicóticos, Hospitais gerais, Saúde mental.

Resumo

Objetivo: conhecer os significados da doença mental para indivíduos com enfermidades psicóticas, internados em um hospital geral. Metodologia: estudo descritivo com abordagem qualitativa. Constituíram a amostra cinco pessoas. Foi utilizada entrevista semi-estruturada e representação gráfica para obtenção das informações. Os dados foram submetidos à análise do conteúdo, do tipo temática. Resultados e Discussão: os pesquisados se reportaram à doença mental, como resultado de castigos divinos e da feitiçaria; realidade carregada de sofrimento e dificuldades; fruto de perdas sofridas e de vivências da infância; algo difícil de explicar, carregado de estigma, incompreensão, descrédito e desqualificação; presença de sintomas; limitadora para as atividades cotidianas e incapacitante para o trabalho. Conclusão: conclui-se que há necessidade de intervenções que ultrapassem a redução e controle de sintomas, dirigindo um olhar para as relações do doente mental com família, trabalho e comunidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Cristina Pacheco Van der Sand, UFSM/CESNORS

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela USP, Docente do Curso de Enfermagem da UFSM, campus de Palmeira das Missões/RS. Doutoranda do Programa Interinstitucional Novas Fronteiras (Dinter UNIFESP/UFRJ/UFSM).

Marinês Tambara Leite, UFSM/CESNORS

Enfermeira, Doutora em Gerontologia Biomédica pela PUCRS, Docente do Curso de Enfermagem da UFSM, campus de Palmeira das Missões/RS, Tutora do Grupo PET Enfermagem da UFSM/CESNORS

Solange Maria Schmidt Piovesan, Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí/RS

Enfermeira vinculada à Secretaria Municipal de Saúde do Município de Ijuí/RS, Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ.

Marlene Gomes Terra, UFSM

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela UFSC, Docente do Curso de Enfermagem da UFSM, campus Santa Maria/RS.

Downloads

Publicado

2013-02-05

Como Citar

1.
Gasparini D, Hildebrandt LM, Van der Sand ICP, Leite MT, Piovesan SMS, Terra MG. MENTAL ILLNESS IN THE VIEW OF PSYCHOTIC INDIVIDUALS: THEIR LINES AND GRAPHIC REPRESENTATIONS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 5º de fevereiro de 2013 [citado 28º de março de 2024];5(1):3421-3. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1989

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics