ANALYSIS OF THE PRENATAL CARE IN CUIABÁ-MATO GROSSO ACCORDING TO SISPRENATAL DATA

Autores

  • Áurea Christina de Paula Corrêa Universidade Federal de MAto Grosso
  • Rayssa Basilio Arantes Universidade Federal de Mato Grosso
  • Aline Pinto de Lima FESAR
  • Janete Tamami T. Nakagawa Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i2.3740-3748

Palavras-chave:

Saúde da Mulher, Cuidado Pré-Natal, Sistemas de Informação

Resumo

Objetivo: Analisar, na perspectiva do Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento, a assistência ao pré-natal em Cuiabá-MT a partir dos dados do SISPRENATAL, em 2010. Método: Estudo de abordagem quantitativa, descritivo, documental e transversal. Amostra composta por dados relativos a 474 gestantes. Dados coletados através dos relatórios gerenciais do Escritório Regional de Saúde da Baixada Cuiabana. Análise estatística descritiva simples com a utilização do software Epi Info 3.5. Resultados: Captação precoce de 75,5%, das gestantes; porém, não houve total adesão destas às consultas; consulta puerperal ocorreu em 17,1% das gestantes. Redução na realização dos exames básicos da 1ª para 2ª rotina; 64,6% das gestantes receberam a dose imunizante e 84,8% foram classificadas quanto ao risco gestacional. Conclusão: Assistência pré-natal desenvolvida tem pontos fortes; ainda apresenta pontos que precisam ser revistos com vistas à prestação de uma assistência pré-natal de qualidade. Descritores: Saúde da Mulher, Cuidado Pré-Natal, Sistemas de Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Áurea Christina de Paula Corrêa, Universidade Federal de MAto Grosso

Docente da Faculdade de Enfermagem da UFMT, Coordenadora do Progra de Pós-Graduação em Enfermagem, líder do Grupo de Pesquisa Projeto Argos.

Rayssa Basilio Arantes, Universidade Federal de Mato Grosso

Aline Pinto de Lima, FESAR

Janete Tamami T. Nakagawa, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Docente da FAEN/UFMT. Membro do Grupo de Pesquisa Projeto Argos/GERAR.

Publicado

2013-03-25

Como Citar

1.
Corrêa Áurea C de P, Arantes RB, Lima AP de, Nakagawa JTT. ANALYSIS OF THE PRENATAL CARE IN CUIABÁ-MATO GROSSO ACCORDING TO SISPRENATAL DATA. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 25º de março de 2013 [citado 28º de março de 2024];5(2):3740-8. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1993

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics