CONSIDERATIONS ABOUT THE HEALTH TIE IN THE TRAJECTORY OF SEARCH FOR ELDERLY AND THE FAMILY CARE

Autores

  • Juliana Lima Soares Universidade Federal de Mato Grosso
  • Laura Filomena Santos de Araújo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Roseney Bellato Universidade Federal de Mato Grosso
  • Geovana Hagata de Lima Souza Thaines Corrêa Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.583-590

Palavras-chave:

Idoso, Família, Relações profissional-família

Resumo

Com o aumento da população idosa e das condições crônicas, a longitudinalidade da atenção à saúde deve-se fazer cada vez mais presente, implicando no estabelecimento de vínculos. OBJETIVO: Compreender como se constitui a relação de vínculo da pessoa idosa e família que vivencia múltiplos agravos crônicos com o “médico de confiança”. MÉTODOS: estudo de caso de abordagem qualitativa, realizado através da História de Vida Focal empregando Entrevista em Profundidade e Diário de Campo. RESULTADOS: desenhamos a trajetória de busca por cuidado empreendida pela idosa/família, evidenciando instituições e profissionais acessados, além da importância  do médico de confiança nesta trajetória. CONCLUSÃO: destacamos a existência de uma relação afetiva, que influencia a busca por cuidado, se iniciando por parte da idosa/família, e não o contrário, levando-nos a uma aproximação das noções de vínculo e da maneira como o vínculo afetivo influencia na busca pelo cuidado da idosa/família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Lima Soares, Universidade Federal de Mato Grosso

Aluna do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Bolsista de Iniciação Científica 2010/2011 CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Cidadania.

Laura Filomena Santos de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso

Orientadora. Doutora em Enfermagem. Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Cidadania.

Roseney Bellato, Universidade Federal de Mato Grosso

Co-orientadora. Doutora em Enfermagem. Professora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Saúde e Cidadania.

Geovana Hagata de Lima Souza Thaines Corrêa, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso

Publicado

2013-09-21

Como Citar

1.
Soares JL, Araújo LFS de, Bellato R, Corrêa GH de LST. CONSIDERATIONS ABOUT THE HEALTH TIE IN THE TRAJECTORY OF SEARCH FOR ELDERLY AND THE FAMILY CARE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21º de setembro de 2013 [citado 28º de março de 2024];5(4):583-90. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2012

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics