INSTITUCIONAL RITE IN TRIBUTE TO ANNA NERY: SALVADOR (BA), 19TH CENTURY

Autores

  • Daiana Miranda Lima Escola de Enfermagem Alfredo Pinto
  • Fernando Porto Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - UNIRIO
  • Taka Oguisso Universidade de são Paulo - USP
  • Mercedes Neto Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - UNIRIO
  • Pedro Nassar Escola de Enfermagem Alfredo Pinto

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i2.3572-3579

Palavras-chave:

Enfermagem, História da Enfermagem, Prática Institucional.

Resumo

: OBJETIVO: analisar o rito institucional sobre o descerramento da tela em tributo à Anna Nery exposta na Câmara do Paço Imperial de Salvador, Bahia, em 1873. MÉTODO: O documento central de análise foi uma ata do livro de reunião sobre o rito institucional na abordagem da micro-história balizada no referencial teórico sociológico de Pierre Bourdieu. RESULTADOS: O resultado apontou para novos questionamentos, considerando que o contexto à época silenciava à mulher, em detrimento do homem, pela dominação masculina, sendo reconhecida, mas, por outro lado, confinada ao meio privado e quando em público cabia ao gênero masculino falar por ela. CONCLUSÃO: a conclusão do estudo se dirigiu a várias ideias, com destaque, que se há muito a se pesquisar sobre a homenageada para melhor se entender o motivo de ser a única mulher homenageada, por ter ido a Guerra do Paraguai, não que o tributo não seja merecido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiana Miranda Lima, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto

Acadêmica de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO. Bolsista PIBIC. Membro do grupo de pesquisa LAPHE e LACENF.

Fernando Porto, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - UNIRIO

Doutor em Enfermagem com Pós-doutoramento pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professor Adjunto da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO. Membro do grupo de pesquisa LAPHE e LACENF. Vice-presidente da Academia de História da Enfermagem Brasileira.

Taka Oguisso, Universidade de são Paulo - USP

Doutora em Enfermagem. Professor do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Presidente da Academia de História da Enfermagem Brasileira.

Mercedes Neto, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - UNIRIO

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Enfermagem e Biociências da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO. Membro do grupo de pesquisa LAPHE e LACENF.

Pedro Nassar, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO. Membro do grupo de pesquisa LAPHE e LACENF.

Publicado

2013-03-15

Como Citar

1.
Lima DM, Porto F, Oguisso T, Neto M, Nassar P. INSTITUCIONAL RITE IN TRIBUTE TO ANNA NERY: SALVADOR (BA), 19TH CENTURY. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 15º de março de 2013 [citado 19º de abril de 2024];5(2):3572-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2063

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics