The use of pulse oximeter in hemodynamic assessment

Autores

  • Luciana Mendonça Pereira UNIRIO
  • Priscilla Max UNIRIO
  • Renata Flávia Abreu da Silva UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1505-1512

Palavras-chave:

Oxímetria, Perfusão, Enfermagem, Hemodinâmica.

Resumo

Objetivos: Identificar e Analisar a produção científica sobre o oximetro de pulso com pletismografo para avaliação hemodinâmica da perfusão. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura  desenvolvida entre os períodos de janeiro a fevereiro de 2012 nos sites da Biblioteca Virtual da Saúde. foram estipulados os artigos dos últimos 11 anos (2000-2011). RESULTADOS: Após leitura de seus títulos, foram selecionados 24 artigos para leitura dos resumos. Sendo excluídos 17 artigos por não abordarem a temática, restando 7 artigos na seleção final. CONCLUSÃO: Os cuidados de enfermagem e de toda equipe multprofissional ao paciente em uso do oximetro de pulso com pletismógrafo poderá associar parâmetros não invasivos na avaliação hemodinâmica da perfusão, utilizando tecnologia existente no oximetro de pulso já utilizado na prática clínica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Mendonça Pereira, UNIRIO

Enfermeira Graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Enfermagem em Cardiologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Renata Flávia Abreu da Silva, UNIRIO

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgico da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2014-10-01

Como Citar

1.
Pereira LM, Max P, da Silva RFA. The use of pulse oximeter in hemodynamic assessment. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(4):1505-12. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2079

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics