SATISFACTION IN THE ELDERLY AND NURSING PROFESSIONALS WITH CARE PROVIDED IN AN ASYLUM

Autores

  • Vivian Carla de Castro Universidade Estadual de Maringá
  • Flávia Maria Derhun Universidade Estadual de Maringá
  • Lígia Carreira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.493-502

Palavras-chave:

Satisfação do paciente, Institucionalização, Cuidados de enfermagem

Resumo

OBJETIVO Identificar o nível de satisfação de idosos residentes no Asilo São Vicente de Paula do município de Maringá-PR, bem como dos profissionais de enfermagem que ali trabalham, com relação ao cuidado prestado. MÉTODOS Estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa. Foram entrevistados 23 idosos e oito profissionais de enfermagem entre abril e junho de 2012, sendo os dados submetidos a analise de conteúdo de Bardin. RESULTADOS Foram indicadores da satisfação dos idosos com a assistência recebida as relações interpessoais usuários/provedores, as representações do indivíduo sobre o processo saúde-doença, a infraestrutura material do serviço e o processo adaptativo à institucionalização. Fatores como afinidade com o trabalho e a equipe, remuneração, dificuldades na prática diária e o motivo da busca pelo trabalho influenciaram a satisfação dos profissionais. CONCLUSÃO Tanto os idosos como os profissionais de enfermagem demonstraram-se satisfeitos com o cuidado prestado na instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Carla de Castro, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Membro do Núcleo de Estudos Avançados e Pesquisas sobre Envelhecimento (NEAPE).

Flávia Maria Derhun, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Membro do Núcleo de Estudos Avançados e Pesquisas sobre Envelhecimento (NEAPE).

Lígia Carreira, Universidade Estadual de Maringá

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunto dos cursos de graduação e pós-graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá. Líder do Núcleo de Estudos Avançados e Pesquisas sobre Envelhecimento (NEAPE).

Publicado

2013-08-12

Como Citar

1.
Castro VC de, Derhun FM, Carreira L. SATISFACTION IN THE ELDERLY AND NURSING PROFESSIONALS WITH CARE PROVIDED IN AN ASYLUM. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 12º de agosto de 2013 [citado 29º de março de 2024];5(4):493-502. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2282

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics