ACCESS OF THE MALE POPULATION TO THE HEALTH SERVICES: PERCEPTION OF THE FAMILY HEALTH STRATEGY PROFESSIONALS

Autores

  • Mércio Gabriel de Araújo Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Alexandra do Nascimento Cassiano Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Gleyce Any Freire de Lima Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Cristyanne Samara Miranda de Holanda Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Jovanka Bittencourt Leite de Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.475-484

Palavras-chave:

Saúde do homem, acesso aos serviços de saúde, saúde da família.

Resumo

Objetivo: Conhecer a percepção dos profissionais da Estratégia Saúde da Família a cerca do acesso do homem aos serviços básicos de saúde. Método: Pesquisa exploratória e qualitativa desenvolvida com 16 profissionais da ESF, com aprovação no Comitê de Ética (CEP/UERN - n°052/11). Os dados foram discutidos através da análise temática de Minayo. Resultados: O trabalho é considerado uma barreira para o acesso dessa população aos serviços de saúde ou a continuidade de tratamentos já estabelecidos. Os profissionais responsabilizam o homem pela sua ausência no serviço. A não participação do homem está relacionada à ausência de planejamento e organização na ESF, falta de intersetorialidade e assistência pautada exclusivamente em ações ambulatoriais. Conclusão: identifica-se a ausência de estratégias que atraiam o homem a UBS, os desafios tornam-se evidentes diante da invisibilidade de práticas que favoreçam a procura pelos serviços de saúde.

Descritores: Saúde do homem, acesso aos serviços de saúde, saúde da família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mércio Gabriel de Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó. Membro do grupo de pesquisa "A enfermagem no processo saúde-doença individual/coletiva, na educação em saúde e na assistência/gerência de serviços de saúde”.

Alexandra do Nascimento Cassiano, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó. Membro do grupo de pesquisa "A enfermagem no processo saúde-doença individual/coletiva, na educação em saúde e na assistência/gerência de serviços de saúde”.

Gleyce Any Freire de Lima, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó. Membro do grupo de pesquisa "A enfermagem no processo saúde-doença individual/coletiva, na educação em saúde e na assistência/gerência de serviços de saúde”.

Cristyanne Samara Miranda de Holanda, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde (DINTER UERN/UFRN), Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Caicó. Membro do grupo de Pesquisa “A enfermagem no processo saúde-doença individual/coletiva, na educação em saúde e na assistência/gerência de serviços de saúde”.

Jovanka Bittencourt Leite de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Docente da Escola de Enfermagem de Natal/UFRN. Membro do grupo de pesquisa “Cuidado de enfermagem em diferentes fases da vida”.

Publicado

2013-08-08

Como Citar

1.
Araújo MG de, Cassiano A do N, Lima GAF de, Holanda CSM de, de Carvalho JBL. ACCESS OF THE MALE POPULATION TO THE HEALTH SERVICES: PERCEPTION OF THE FAMILY HEALTH STRATEGY PROFESSIONALS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 8º de agosto de 2013 [citado 29º de março de 2024];5(4):475-84. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2744

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics