MOTIVATIONAL FACTORS IN NURSING WORK

Autores

  • Fabiano Bitencourt Lima UNIRIO
  • Aline Ramos Velasco Ministério da Saúde
  • Aline Bárbara Garcia Lima UNIRIO
  • Érika Almeida Alves UNIRIO
  • Paloma Silva Solano Ramos dos Santos UNIRIO
  • Joanir Pereira Passos UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.417-423

Resumo

Objetivos: Identificar os fatores de motivação no trabalho da enfermagem e discutir as implicações dos fatores de motivação identificados na assistência da enfermagem. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Utilizando como instrumento de pesquisa, para coleta dos dados, a entrevista semi-estruturada. Resultados: Traçado o perfil dos participantes da pesquisa, as palavras e/ou frases significantes foram elucidadas e agrupadas em três eixos temáticos: o apreço pela profissão de enfermagem, a motivação pelo trabalho de enfermagem e fatores predisponentes e a desmotivação no trabalho de enfermagem e fatores associados. Conclusão: Os motivos que levam o indivíduo a ingressar na enfermagem, basicamente são os mesmos que o motivam ao trabalho. Entretanto, os fatores de desmotivação não dependem da vontade do trabalhador. Logo a compreensão desses fatores (motivação/desmotivação) é importante, pois estes interferem nas ações de enfermagem, e consequentemente, implicam na qualidade da assistência. Descritores: Enfermagem, Motivação, Saúde do Trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Bitencourt Lima, UNIRIO

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica. Bolsista-CAPES do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho (PENSAT).

Aline Ramos Velasco, Ministério da Saúde

Enfermeira.  Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem.  Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho (PENSAT).

Aline Bárbara Garcia Lima, UNIRIO

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho (PENSAT).

Érika Almeida Alves, UNIRIO

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho (PENSAT).

Paloma Silva Solano Ramos dos Santos, UNIRIO

Enfermeira pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (UNIRIO). Bolsista-CAPES do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho (PENSAT).

Joanir Pereira Passos, UNIRIO

<

Publicado

2013-07-10

Como Citar

1.
Lima FB, Velasco AR, Lima ABG, Alves Érika A, Santos PSSR dos, Passos JP. MOTIVATIONAL FACTORS IN NURSING WORK. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de julho de 2013 [citado 29º de março de 2024];5(4):417-23. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3072

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics