Seeking the meaning of reaching adolescence in a shelter institution

Autores

  • Elisama Naara Soares Moreira Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Kamyla Félix Oliveira dos Santos
  • Isabelle Cristinne Pinto Costa
  • Cristiani Garrido de Andrade Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba
  • Maria das Graças Melo Fernandes Universidade Federal da Paraíba
  • Fabiana Medeiros de Brito Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1546-1557

Palavras-chave:

Adolescente, Cuidado, Instituição de Abrigo

Resumo

Objetivo: Revelar o significado de adolescer em uma instituição de abrigo, mediante os principais motivos que os levaram a essa experiência; averiguar acerca da representação da família e do cuidado diante do viver institucionalizado e identificar quais são as expectativas de vida dos adolescentes em relação ao futuro. Métodos:Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa, em que se utilizou a técnica de grupo focal. Os dados foram analisados conforme o Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: A pesquisa revelou as seguintes ideias centrais: 1) O mundo privado das instituições de abrigo; 2) Representação da família X cuidado sob o olhar dos adolescentes e 3) Perspectivas, sonhos e desejos em relação ao futuro. Conclusão: Evidencia-se a necessidade de novos debates acerca da vivência dos adolescentes frente às dificuldades em relação ao universo com o qual se defrontam. Descritores: Adolescente, Cuidador, Abrigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisama Naara Soares Moreira, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB). 

Kamyla Félix Oliveira dos Santos

Doutoranda e Mestre pela Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Enfermeira do Hospital Universitário Alcides Carneiro da Universidade Federal de Campina Grande (HUAC/UFCG); Docente da graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB). 

Isabelle Cristinne Pinto Costa

Enfermeira e fonoaudióloga; Doutoranda e Mestre pela Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Membro do grupo gestor da graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB). 

Cristiani Garrido de Andrade, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Enfermeira e fonoaudióloga; Mestre pela Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Docente da graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB). 

Maria das Graças Melo Fernandes, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira, Doutora em Sociologia, Professora da Graduação e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Fabiana Medeiros de Brito, Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba

Enfermeira, Docente da graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (FCMPB). 

Publicado

2014-10-01

Como Citar

1.
Soares Moreira EN, Oliveira dos Santos KF, Pinto Costa IC, de Andrade CG, Melo Fernandes M das G, de Brito FM. Seeking the meaning of reaching adolescence in a shelter institution. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(4):1546-57. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3462

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics