PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ÁREA HIPERBÁRICA: PRINCIPAIS DOENÇAS ASSOCIADAS AO MERGULHO PROFISSIONAL

Autores

  • Maithê Carvalho Lemos UNIRIO
  • Joanir Pereira Passos UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2009.v1i2.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem, barotrauma, doença da descompressão, mergulho, oxigenação hiperbárica.

Resumo

Objetivo: Descrever as principais doenças descompressivas e barotraumas que acometem mergulhadores profissionais e seus respectivos tratamentos. Métodos: Pesquisa bibliográfica, com características descritivo-analíticas. A seleção de textos se deu a partir da leitura dos resumos encontrados, tendo como critérios à relevância e adequação do estudo em questão. Resultados: As patologias mais comumente relacionadas ao mergulho são a doença da descompressão e o barotrauma. A oxigenação hiperbárica é utilizada como tratamento para cura e reparação do dano produzido pela pressão aumentada. Conclusão: A importância da produção do conhecimento científico das doenças relacionadas ao mergulho se deve a sua letalidade e crescente incidência, visto que os acidentes marinhos oriundos do trabalho subaquático acontecem com frequência. Apontamos como relevância para as práticas de enfermagem o saber em áreas ainda pouco exploradas, para que possa aprimorar sua assistência no que diz respeito à prevenção de acidentes e a uma assistência qualificada em seu grau de complexidade, em caso de ocorrência. Descritores: Enfermagem; barotrauma; doença da descompressão; mergulho; oxigenação hiperbárica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maithê Carvalho Lemos, UNIRIO

Acadêmica de Enfermagem, Bolsista IC, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Joanir Pereira Passos, UNIRIO

Doutora em Enfermagem, Professora Associada do Departamento de Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Downloads

Publicado

2009-10-01

Como Citar

1.
Lemos MC, Passos JP. PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ÁREA HIPERBÁRICA: PRINCIPAIS DOENÇAS ASSOCIADAS AO MERGULHO PROFISSIONAL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2009 [citado 28º de março de 2024];1(2). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/363

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics