WHAT NURSING BACHELORS THINK AND SAY ABOUT THE INDUCED ABORTION

Autores

  • Fernanda Garcia Góes Centro Universitário Plínio Leite
  • Adriana Lemos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i2.%25p

Resumo

Objetivo: este artigo teve como objetivos: 1) identificar o posicionamento dos acadêmicos de enfermagem frente à prática do aborto; 2) verificar o enfoque abordado sobre a questão do aborto durante a formação acadêmica de enfermagem; e 3) discutir a influência dos posicionamentos identificados no cuidar a mulher que aborta. Métodos: utilizando a abordagem qualitativa, teve como instrumento para coleta de dados um questionário. Os sujeitos foram 35 acadêmicos de enfermagem do 6º, 7º e 8º períodos de uma universidade pública do município do Rio de Janeiro. Resultados: da análise emergiram duas categorias: 1) tecendo juízos de valores; e 2) barreiras no aprendizado. Conclusão: percebemos a necessidade de incorporar discussões mais aprofundadas na formação dos enfermeiros acerca desta temática, para que os juízos de valores enraizados durante a experiência de vida de cada um, não interfiram de maneira negativa no cuidar às mulheres que abortam, terminando assim com a culpabilidade individual. Descritores: Aborto, Enfermagem, Estudantes de Enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Garcia Góes, Centro Universitário Plínio Leite

Mestre em enfermagem pela EEAP/UNRIO, professora do Centro Universitário Plínio Leite, Enfermeira do IPPMG/UFRJ

Adriana Lemos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estdo do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública.

Downloads

Publicado

2010-05-21

Como Citar

1.
Góes FG, Lemos A. WHAT NURSING BACHELORS THINK AND SAY ABOUT THE INDUCED ABORTION. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21º de maio de 2010 [citado 29º de março de 2024];2(2). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/376

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics