Dimensão espaço-tempo e os atos-atitudes de cuidado na experiência familiar Space-time dimension and acts-attitudes of care in the family experience

Autores

  • Elen Petean Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Laura Filomena Santos de Araújo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Roseney Bellato Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i3.4738-4748

Palavras-chave:

Família, Relações familiares, Cuidadores, Relações profissional-família.

Resumo

Objetivo: Compreender a dimensão espaço-tempo e os atos-atitudes de cuidado na experiência familiar da situação crônica de adoecimento. Metodologia: Abordagem compreensiva, conduzida como “estudo de situação”, sendo o material empírico três experiências familiares de cuidado e adoecimento. A análise permitiu-nos intuir algumas “noções sobre o cuidado” e delas extraímos a dimensão espaço-tempo e atos-atitudes de cuidado como sua substância. Resultados: Evidenciamos diferentes modos de cuidar e de ser/estar com o outro no cuidado, tal como a modelagem produzida pela família em seu cotidiano, tendo este como espaço-tempo privilegiado de provisão do cuidado e atos-atitudes virtuosos de cuidado dos familiares e de profissionais de saúde ao longo da experiência do adoecimento, que propiciaram que o cuidado acontecesse. Conclusão: Os profissionais de saúde precisam querer moldar o cuidado oferecido para as pessoas, objetivando tornarem-se apoio e referência de cuidado para as famílias, somando-se aos seus potenciais cuidativos na construção de um “cuidado-com”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elen Petean, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Docente do Departamento de Enfermagem da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem Saúde e Cidadania.

Laura Filomena Santos de Araújo, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Líder do Grupo de Pesquisa Enfermagem Saúde e Cidadania.

Roseney Bellato, Universidade Federal de Mato Grosso

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem Saúde e Cidadania.

Publicado

2016-07-15

Como Citar

1.
Petean E, Araújo LFS de, Bellato R. Dimensão espaço-tempo e os atos-atitudes de cuidado na experiência familiar Space-time dimension and acts-attitudes of care in the family experience. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 15º de julho de 2016 [citado 29º de março de 2024];8(3):4738-4. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3769

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics