The nurse and the theme of leprosy in the school context: case studies

Autores

  • Mônica Gisele Costa Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ilana Barros Gomes Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Akemi Iwata Monteiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Clélia Albino Simpson Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i3.2774-2780

Palavras-chave:

enfermagem, educação em saúde, hanseníase

Resumo

Objetivo: Avaliar o conhecimento de escolares sobre a hanseníase e proporcionar ações de educação em saúde. Métodos: Trata-se de um como descritivo, uma vez que descreve a experiência vivenciada por graduandos de enfermagem durante a execução de uma atividade de extensão focada na realização de diálogos relacionados à hanseníase, como forma de educação e promoção da saúde. Foram considerados os princípios éticos da pesquisa envolvendo seres humanos, e após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer nº 072/09 e CAAE 00780051000-09, a pesquisa foi iniciada. Resultados: Evidenciou-se que as atividades de educação em saúde, dirigidas aos escolares, com ênfase na hanseníase, são de fundamental importância, pois denotam a apropriação de conhecimento relacionado à doença. Conclusão: O empedramento sobre hanseníase pode contribuir com a disseminação de tais conhecimentos, visto que os escolares poderão se sentir instigados a divulgar as informações a outras pessoas, como familiares. Descritores: Enfermagem, Educação em Saúde, Hanseníase.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2015-07-01

Como Citar

1.
Pinheiro MGC, Medeiros IBG, Monteiro AI, Simpson CA. The nurse and the theme of leprosy in the school context: case studies. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 24º de dezembro de 2024];7(3):2774-80. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3856

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics