A PARTICIPAÇÃO MASCULINA EM GRUPOS EDUCATIVOS DE CONTRACEPÇÃO: O OLHAR DA ENFERMAGEM

Autores

  • Alessandra Dutra UNIRIO
  • Alessandra Dutra UNIRIO
  • Adriana Lemos Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2009.v1i2.%25p

Palavras-chave:

cuidados de enfermagem, educação em saúde, contracepção, direitos sexuais e reprodutivos

Resumo

Objetivos: conhecer a noção que as enfermeiras coordenadoras de Grupos Educativos de Contracepção (GECs) têm sobre os termos “direitos sexuais e reprodutivos” e sua relação com a prática profissional; analisar a opinião suas sobre a presença de homens nos GECs e identificar as estratégias utilizadas para a incorporação dos homens nesses grupos nos GECs. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa que, para coleta de dados foram utilizados entrevistas gravadas com três enfermeiras e uma auxiliar de enfermagem, sendo todas coordenadoras dos GECs e observação participante de um dos GECs da CAP 3.3. Resultados: Para as entrevistadas os direitos sexuais e os reprodutivos são sinônimos, e que se relacionam com o direito à informação, à orientação. Há uma valorização da presença masculina nos GECs, mostrando que está havendo uma maior aceitação à participação dos homens nos grupos, porém não encontrarmos estratégias específicas que a estimulem. Conclusão: Este estudo aponta para a necessidade de mais estudos que abordem este tema, para que a sua importância seja reconhecida e posta em prática. Descritores: cuidados de enfermagem; educação em saúde; contracepção; direitos sexuais e reprodutivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Dutra, UNIRIO

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Alessandra Dutra, UNIRIO

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Adriana Lemos, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - UNIRIO

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1990), mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2008) . Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, atenção básica, direitos sexuais e reprodutivos, educação em saúde.

Downloads

Publicado

2009-11-26

Como Citar

1.
Dutra A, Dutra A, Lemos A. A PARTICIPAÇÃO MASCULINA EM GRUPOS EDUCATIVOS DE CONTRACEPÇÃO: O OLHAR DA ENFERMAGEM. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 26º de novembro de 2009 [citado 16º de abril de 2024];1(2). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/395

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics