O ENFERMEIRO NO PERIOPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA DO IDOSO: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Barbara Soares Avanci
  • Thalita Gomes do Carmo UFF
  • Selma Petra Chaves Sá UFF
  • Elaine Antunes Cortez UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2009.v1i2.%25p

Palavras-chave:

cuidados pré-operatórios, assistência perioperatória, cuidados pós-operatórios, idoso, doenças cardiovasculares

Resumo

Objetivo: realizar revisão sistemática sobre o papel do enfermeiro junto ao paciente idoso durante o perioperatório de cirurgia cardíaca. Metódos: estudo exploratório, quanti-qualitativo, realizado nas bases de dados do SciELO, MEDLINE, LILACS e BDENF no período de 1983 a 2008, onde selecionou-se 15 bibliografias potenciais. Resultados: as categorias emergentes foram “necessidade de comunicação/interação entre o enfermeiro e o paciente idoso antes da cirurgia cardíaca: discutindo a formação profissional”, e “papel do enfermeiro no perioperatório do idoso submetido à cirurgia cardíaca: detecção precoce de complicações e estratégias de cuidado”. Conclusão: percebeu-se que o papel do enfermeiro no perioperatório cardíaco do idoso é relevante e perpassa pela importância da realização da interação e comunicação enfermeiro-idoso, e que esta deve ser mais valorizada e ensinada na academia. Assim, uma participação mais efetiva e compreensiva dos enfermeiros, principalmente, no que tange aos idosos que irão se submeter ao ato operatório e, ainda mais, quando é uma cirurgia cardíaca, a qual irá envolver na maioria das vezes uma gravidade importante e uma recuperação retardada, é fundamental e imprescindível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Soares Avanci

Enfermeira. Preceptora do Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI).

Thalita Gomes do Carmo, UFF

Enfermeira. Mestranda em Ciências do Cuidado em Saúde pela EEAAC/UFF. Especialista em cardiologia pela UNIRIO.

Selma Petra Chaves Sá, UFF

Professora Titular do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da EEAAC/UFF.

Elaine Antunes Cortez, UFRJ

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela EEAN/UFRJ, mestre em enfermagem pela EEAP/UNIRIO, especialista nos moldes da residência em saúde pública pela UNIRIO, saúde da família pela UERJ, e atividades de professores de mudanças na formação Superior de Profissionais da Saúde pela ENSP-FIOCRUZ.

Downloads

Publicado

2009-12-10

Como Citar

1.
Avanci BS, Carmo TG do, Sá SPC, Cortez EA. O ENFERMEIRO NO PERIOPERATÓRIO DE CIRURGIA CARDÍACA DO IDOSO: REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de dezembro de 2009 [citado 29º de março de 2024];1(2). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/426

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics