Contextual analysis of care for leprosy patients in primary health care

Autores

  • Mônica Gisele Costa Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i5.187-195

Palavras-chave:

Hanseníase, Papel do profissional de enfermagem, Enfermagem, Atenção primária à saúde

Resumo

Objetivo: Analisar os aspectos contextuais que influenciam a atuação do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde frente aos portadores de hanseníase. Método: O presente trabalho refere-se a um ensaio analítico fundamentado no referencial teórico da análise contextual, como fonte de significado e de conhecimento, no qual os níveis contextuais são divididos em quatro camadas interativas: contexto imediato, contexto específico, contexto geral e metacontexto.  Resultados: Os níveis contextuais foram apresentados nos seguintes temas: ações do enfermeiro na Atenção Primária à Saúde frente ao portador de hanseníase (contexto imediato); atuação do enfermeiro no escopo da atenção primária à saúde (contexto específico); crenças, mitos e receios que perpassam pela hanseníase (contexto geral); e as políticas que subsidiam o atendimento ao portador de hanseníase (metacontexto). Conclusão: Compreendeu-se melhor o fenômeno estudado, identificando que as ações de enfermagem voltadas para o objeto de estudo proposto permeiam as camadas interativas do contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Gisele Costa Pinheiro

Enfermeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - UFRN.

Publicado

2014-12-01

Como Citar

1.
Costa Pinheiro MG. Contextual analysis of care for leprosy patients in primary health care. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de dezembro de 2014 [citado 29º de março de 2024];6(5):187-95. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4500

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics