BIOSAFETY IN PULMONARY TUBERCULOSIS AND NURSING PRACTICE IN A UNIVERSITY HOSPITAL IN RIO DE JANEIRO, BRAZIL.

Autores

  • Ingrid Ramos Residente de enfermagem pela Universidade federal do estado do rio de janeiro ( UNIRIO)
  • Fabiana Barbosa Assumpção de Souza Professora adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ( UNIRIO)
  • Alexandre Baroli Oliveira Doutorando em enfermagem pela UFRJ e enfermeiro do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. ( M.S)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i1.%25p

Palavras-chave:

Biossegurança, Tuberculose, Ocupações em saúde.

Resumo

O estudo buscou conhecer a utilização biossegurança na prática de enfermagem com clientes em precaução aérea por tuberculose pulmonar (TB) em um Hospital universitário do Rio de Janeiro (RJ). OBJETIVOS: descrever os usos da biossegurança na prática de enfermagem com clientes portador da tuberculose pulmonar; caracterizar as circunstâncias de utilização da biossegurança na prática de enfermagem a pacientes em precaução respiratória por tuberculose pulmonar. O referencial teórico abordou: etiologia, transmissão e patogênese da tuberculose pulmonar, medidas de biossegurança em TB e biossegurança e a assistência de enfermagem. MÉTODO: trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa. Utilizou como método coletas de dados através de entrevista estruturada aplicada a 30 profissionais de enfermagem do setor de clinica médica de um Hospital universitário do RJ, no período de mês de 2008. RESULTADOS: 68% dos profissionais de enfermagem relatam não haver nenhuma atividade sobre biossegurança em tuberculose na Instituição. CONCLUSÃO: ressalta-se a preconização das atividades educacionais sobre biossegurança em tuberculose pulmonar e o oferecimento de recursos para uma melhor atuação desses profissionais na Instituição de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Ramos, Residente de enfermagem pela Universidade federal do estado do rio de janeiro ( UNIRIO)

Departamento de clinica médico- cirurgico, clinica médica.

Fabiana Barbosa Assumpção de Souza, Professora adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ( UNIRIO)

Departamento de clinica médico- cirurgico, clinica médica.

Alexandre Baroli Oliveira, Doutorando em enfermagem pela UFRJ e enfermeiro do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. ( M.S)

Departamento de clinica médico- cirurgico, clinica médica.

Downloads

Publicado

2010-03-02

Como Citar

1.
Ramos I, Souza FBA de, Oliveira AB. BIOSAFETY IN PULMONARY TUBERCULOSIS AND NURSING PRACTICE IN A UNIVERSITY HOSPITAL IN RIO DE JANEIRO, BRAZIL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de março de 2010 [citado 18º de abril de 2024];2(1). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/453

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics