Relationship between suicidal behavior and eating disorders: a systematic review / Relação entre comportamento suicida e transtornos alimentares: uma revisão sistematizada

Autores

  • Juliana Lourenço Araújo Veras Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Rosana Christine Cavalcanti Ximenes Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Flávia Maria Nassar Vasconcelos Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Bruna Ferreira Medeiros Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Everton Botelho Sougey Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v10.4949

Palavras-chave:

Suicídio, Tentativa de Suicídio, Transtornos Alimentares

Resumo

Objetivo: Realizar uma revisão sistematizada da literatura acerca dos transtornos alimentares e sua relação com o comportamento suicida, analisando o conteúdo das publicações. Métodos: Foi Realizada uma busca sistematizada em bases de dados eletrônicas (Medline, Lilacs, Adolec e Pubmed), com foco em artigos publicados entre 2003 e 2014. Resultados: Dentre os estudos selecionados, a anorexia nervosa foi o distúrbio alimentar mais referido pelas publicações. No caso da bulimia nervosa, as taxas de tentativas de suicídio e/ou comportamentos auto agressivos são maiores entre indivíduos que utilizam uma compensação múltipla de comportamentos purgativos. Sobre os fatores de risco associados,evidenciou-se que os transtornos de comportamento, os transtornos emocionais e a dependência química apresentam-se descritos em todas as publicações. Conclusão: Ainda são escassos os trabalhos que investigam profundamente a relação entre transtornos alimentares e o comportamento suicida, porém é possível verificar que a presença concomitante pode comprometer ainda mais a saúde do paciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Lourenço Araújo Veras, Programa de Pós-Graduação em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal de Pernambuco.

Endereço para correspondência: Rua Confederação do Equador, 60. Graças. Recife – Pernambuco, Brasil. 52011-060.Telefone: (81) 32040846/ 996069323 E-mail: juliana.laveras@gmail.com.br

Publicado

2018-01-09

Como Citar

1.
Araújo Veras JL, Ximenes RCC, Vasconcelos FMN, Medeiros BF, Sougey EB. Relationship between suicidal behavior and eating disorders: a systematic review / Relação entre comportamento suicida e transtornos alimentares: uma revisão sistematizada. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de janeiro de 2018 [citado 28º de março de 2024];10(1):289-94. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4949

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics