Idosos com doença de alzheimer: como vivem e percebem a atenção na estratégia saúde da família Elderly with alzheimer’s disease: how they live and notice the attention in the health strategy of the family

Autores

  • Natália Frota Goyanna Universidade Federal do Ceará
  • Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas Universidade Federal do Paraná
  • Maria da Conceição Coelho Brito Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • José Jeová Mourão Netto Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Diógenes Farias Gomes Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i2.379-386

Palavras-chave:

Idoso, Doença de Alzheimer, Atenção à Saúde

Resumo

Objetivo: Compreender como vivem os idosos com Alzheimer e as suas percepções sobre as ações da Estratégia Saúde da Família (ESF). Métodos: Estudo exploratório-descritivo, realizado com dez idosos que concordaram em dá informações. Utilizou dois formulários para a avaliação, o Índice de Katz e Mini Exame do Estado Mental. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UVA com o parecer Nº 608.721. Resultados: Os idosos eram, em sua maioria, do sexo feminino, casados e analfabetos. Apresentavam comprometimento cognitivo e alguns eram independentes na prática das atividades de vida diária. Existem fragilidades na adaptação dos domicílios, porém percebem-se esforços dos familiares no ajuste do espaço. Os idosos demonstraram relativa satisfação quanto à atenção dispensada na ESF. Conclusão: Infere-se a importância de um cuidado que potencialize a melhoria da condição de vida, independência e autonomia do idoso. Descritores: Idoso, Doença de Alzheimer, Atenção à Saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Frota Goyanna, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Mestranda em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas, Universidade Federal do Paraná

Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Pós-doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Maria da Conceição Coelho Brito, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

José Jeová Mourão Netto, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeiro Coordenador de Atenção à Saúde. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Diógenes Farias Gomes, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeiro graduado pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Gestão de Pólíticas Públicas. Mestrando em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2017-04-11

Como Citar

1.
Goyanna NF, Freitas CASL, Brito M da CC, Mourão Netto JJ, Gomes DF. Idosos com doença de alzheimer: como vivem e percebem a atenção na estratégia saúde da família Elderly with alzheimer’s disease: how they live and notice the attention in the health strategy of the family. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de abril de 2017 [citado 29º de março de 2024];9(2):379-86. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5037

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics