THE PERCEPTION OF NURSES FACED WITH THE DEATH OF ADULT ICU PATIENTS

Autores

  • Fernanda Garcia Bezerra Góes IPPMG/UFRJ; UNIPLI
  • Erivelto da Silva Macedo UNIPLI
  • Ingrid Miranda Marques UNIPLI
  • Michelle de Mendonça Pinheiro UNIPLI

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i1.%25p

Palavras-chave:

morte, Unidade de Terapia Intensiva, enfermagem.

Resumo

Objetivo: identificar a percepção do enfermeiro frente morte do paciente de UTI Adulto e discutir como a percepção da morte influencia no cuidado de enfermagem. Métodos: pesquisa de campo do tipo descritiva-exploratória com abordagem qualitativa, realizada através da técnica de questionário semi-estruturado aplicado a enfermeiros atuantes em UTI Adulto de uma unidade privada localizada no município de Niterói no ano de 2007. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise Temática. Resultados: da análise dos dados surgiram as seguintes categorias: 1) Multiplicidade de sentimentos e 2) O cuidar como resposta. Conclusão: Evidenciou-se neste estudo que, trabalhar junto a pacientes terminais, é um fator marcante que eleva as dificuldades, e passa a ser sentida como sinal de fracasso em iminência de morte. Mas que, independente disso, não interfere no cuidado, onde se destacaram as prioridades com a família e o conforto do paciente em geral, assim como o respeito e o preparo do corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Garcia Bezerra Góes, IPPMG/UFRJ; UNIPLI

Mestre em Enfermagem, Enfermeira do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professora do Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI)

Erivelto da Silva Macedo, UNIPLI

Enfermeiro graduado pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI)

Ingrid Miranda Marques, UNIPLI

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI)

Michelle de Mendonça Pinheiro, UNIPLI

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI).

Downloads

Publicado

2010-03-02

Como Citar

1.
Góes FGB, Macedo E da S, Marques IM, Pinheiro M de M. THE PERCEPTION OF NURSES FACED WITH THE DEATH OF ADULT ICU PATIENTS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de março de 2010 [citado 16º de abril de 2024];2(1). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/519

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics