THE DISTANCE BETWEEN THE PSYCHIATRIC ASYLUM AND THE PRODUCTION OF MEANING: LEARNING IN PSYCHIATRIC NURSING TODAY

Autores

  • Gabrielle Dias da Silva Correa da Rocha Universidade Federal do Estdo do Rio de Janeiro
  • Isabel Cristina Ribeiro Regazzi Barcelos Universidade Federal do Estdo do Rio de Janeiro
  • Rafaela Gonzales Coloda Universidade Federal do Estdo do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem. Saúde Mental. Humanização da Assistência.

Resumo

O ensino de enfermagem psiquiátrica no Asilo Psiquiátrico na atualidade permite identificar o processo de aprendizado no cenário da exclusão e do isolamento Objetivo: Identificar os desafios do campo de prática em saúde mental na produção de conhecimento acerca do impacto da mudança do olhar estigmatizado para o humanizado sobre os asilados psiquiátricos.  Metodologia: Estudo qualitativo e descritivo, que se configura em um relato de experiência diante do cenário do asilo psiquiátrico no período de 10 de novembro a 15 de dezembro de 2009, com utilização de diário de campo e observação participante. Resultados: Observamos foco no cuidado do corpo e na atuação de enfermagem com relação a caracterização do cliente; a especificidade e o receio no tratamento; a preocupação em conhecer o ambiente; preocupação com atividades da disciplina antes e durante o período de ensino prático. Após este momento a percepção dos acadêmicos se deu de forma humanizada com relação ao cuidado de enfermagem aos asilados psiquiátricos, não preconceituosa concernente a estes e não estigmatizada alusivo ao mundo psiquiátrico. Conclusão: A produção de sentido e de conhecimento para a formação do aluno de enfermagem psiquiátrica também se configura no cenário asilar psiquiátrico, levando reflexão do potencial de desmistificação a que se propõe os docentes desta área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-11-16

Como Citar

1.
Rocha GD da SC da, Barcelos ICRR, Coloda RG. THE DISTANCE BETWEEN THE PSYCHIATRIC ASYLUM AND THE PRODUCTION OF MEANING: LEARNING IN PSYCHIATRIC NURSING TODAY. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 16º de novembro de 2010 [citado 29º de março de 2024];2(4). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/580

Edição

Seção

Experience Report

Plum Analytics