TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE

Autores

  • Alessandra Rosa Carrijo EEUSP
  • Taka Oguisso EEUSP
  • Paulo Fernando Souza Campos Pesquisador independente

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i2.%25p

Palavras-chave:

História da Enfermagem, Escolas de Enfermagem, Ensino de Enfermagem

Resumo

Objetivo: O presente estudo analisa historicamente formação e exercício profissional de enfermeiras diplomadas pela Escola de Enfermagem Lauriston Job Lane, do Hospital Samaritano, São Paulo. Método: Por intermédio da história oral temática, foram realizadas entrevistas com sete colaboradoras, que vivenciaram o ensino nesta Escola, das quais seis foram ex-alunas e uma ex-diretora. As entrevistas foram interpretadas a partir das categorias, formação e exercício profissional, enfocando as anotações de enfermagem. Resultados: Os relatos revelaram experiências de mulheres inseridas em uma categoria profissional identificada como feminina, bem como o cotidiano da formação e orientação profissional nos anos 1960. A análise dos registros, na perspectiva histórica, destacou a importância da anotação na formação profissional, reflexo de uma assistência de enfermagem científica e qualificada desde suas origens preconizada pelo Modelo Nightingale. Conclusão: O estudo permitiu identificar a importância do ensino dos registros/anotações como instrumento de comunicação em enfermagem e assim dimensionar suas transformações, conforme sugere a pesquisa em história do exercício profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Rosa Carrijo, EEUSP

Enfermeira. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa História e Legislação da Enfermagem – ENO/EEUSP/CNPq. Diretora Científico Cultural – ABEn/SP (2007-2010). Bolsista CNPq.

Taka Oguisso, EEUSP

Enfermeira. Professora Titular do Departamento de Orientação Profissional – ENO/EEUSP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa História e Legislação da Enfermagem ENO/EEUSP/CNPq. Coordenadora ad hoc do Centro Histórico Cultural da Enfermagem Ibero-Americana – CHCEIA/EEUSP.

Paulo Fernando Souza Campos, Pesquisador independente

Historiador com pesquisa de Pós-Doutorado no Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – ENO/EEUSP/FAPESP (2006-2009). Pesquisador do Grupo de Pesquisa História e Legislação da Enfermagem – ENO/EEUSP/CNPq.

Downloads

Publicado

2010-05-11

Como Citar

1.
Carrijo AR, Oguisso T, Souza Campos PF. TRAINING AND PROFESSIONAL PRACTICE: NARRATIVES OF FORMER STUDENTS OF THE SCHOOL OF NURSING LAURISTON JOB LANE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de maio de 2010 [citado 28º de março de 2024];2(2). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/587

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics