THE BODY LANGUAGUE OF THE PERSON IN COMA: AN EXPERIMENTAL RESEARCH ON NURSING CARE

Autores

  • Gunnar Glauco De Cunto Taets UFRJ
  • Nebia Maria Almeida de Figueiredo UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i1.%25p

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Corpo, Coma, Linguagem não-verbal

Resumo

Objetivos: registrar os signos e sinais identificados como linguagem do corpo do cliente em coma no CTI decorrentes dos cuidados de Enfermagem e discutir as implicações dos dados produzidos decorrentes dos cuidados de Enfermagem com o corpo do cliente em coma.

Métodos: pesquisa experimental com abordagem quanti-qualitativa. Os procedimentos escolhidos foram: a técnica do Banho no Leito, da Higiene Oral e da Higiene Íntima.

Resultados: A população do estudo foi composta por 30 sujeitos.  Um dado relevante, que emerge da linguagem do corpo do cliente, é que 100% dos sujeitos pesquisados apresentaram algum tipo de expressão em seu corpo indicativo de significante indo desde um piscar de olhos ou um movimento de lábios até o “silêncio” do corpo, uma vez que até mesmo o “silêncio” pode ser entendido como o não dito visto do interior da linguagem.

Conclusão: Concluímos que a pessoa em coma fala através de significantes entendidos como expressões do corpo e, através de sinais como os registros da fisiologia interna do corpo que se mostra nos monitores das máquinas ligadas a ele. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gunnar Glauco De Cunto Taets, UFRJ

Professor Substituto do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública da EEAN / UFRJ 

Aluno Especial do Doutorado em Enfermagem da EEAN / UFRJ 

Mestre em Enfermagem EEAP / UNIRIO

MBA em Pedagogia e Psicopedagogia Empresarial ESAB

Especialista em Estomaterapia FENF / UERJ 

Bacharel em Enfermagem UNESA

Nebia Maria Almeida de Figueiredo, UNIRIO

Diretora da EEAP / UNIRIO. Doutora em Enfermagem pela EEAN / UFRJ. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAP / UNIRIO. Pesquisadora CNPQ.

Downloads

Publicado

2011-01-26

Como Citar

1.
Taets GGDC, Figueiredo NMA de. THE BODY LANGUAGUE OF THE PERSON IN COMA: AN EXPERIMENTAL RESEARCH ON NURSING CARE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 26º de janeiro de 2011 [citado 28º de março de 2024];3(1). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/616

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics