Qualification of the Childcare Approach: an Intervention in the Family Health Strategy / Service Qualificação do Cuidado a Puericultura: uma Intervenção em Serviço na Estratégia de Saúde da Família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i2.448-454

Palavras-chave:

Saúde da Família, Atenção Primária à Saúde, Puericultura, Saúde da Criança.

Resumo

Objetivo: O estudo apresenta o relato de experiência de uma intervenção que teve como objetivo qualificar a puericultura em uma Estratégia de Saúde da Família no município de Boa Vista/Roraima. Método: A intervenção envolveu toda a equipe e teve a duração de 16 semanas, entre março a julho de 2015, nos quais foram instituídas ações direcionadas à organização e gestão do serviço, ao monitoramento e avaliação, à qualificação da prática clínica e ao engajamento público. Resultados: As ações permitiram qualificar o cuidado a 411 crianças, obtendo-se 98,6% da cobertura de atendimento, assim como a qualificação da prática clínica, adesão as ações com 100% de monitoramento do estado nutricional e desenvolvimento psicomotor, além da ampliação das atividades de promoção da saúde.  Conclusão: A experiência contribuiu para melhorar a organização do serviço e integração da equipe alcançando resultados efetivos de cobertura e de qualidade da atenção relacionados a assistência a criança.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abel Fernández Brígido, Universidade Aberta do SUS.

Médico vinculado ao Programa Mais Médicos para o Brasil/ Ministério da Saúde. Especialista em Estratégia de Saúde da Família.

ELITIELE ORTIZ DOS SANTOS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enfermeira. Especialista em Estratégia de Saúde da Família. Mestre em Enfermagemp pela Universidade Federal de Pelotas. Doutoranda da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ernande Valentin do Prado, Universidade Federal da Paraíba.

Enfermeiro/Sanitária e Educador Popular. Membro da Rede de Educação Popular e Saúde e do Grupo de Pesquisa em Educação Popular em Saúde da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2019-01-21

Como Citar

1.
Brígido AF, SANTOS EOD, do Prado EV. Qualification of the Childcare Approach: an Intervention in the Family Health Strategy / Service Qualificação do Cuidado a Puericultura: uma Intervenção em Serviço na Estratégia de Saúde da Família. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21º de janeiro de 2019 [citado 19º de abril de 2024];11(2):448-54. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6382

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics