Elements of nursing care for onco-hematology patients: a case study / Elementos do cuidado de enfermagem aos pacientes onco-hematológicos: um estudo de caso

Autores

  • Renata Miranda de Sousa Universidade Federal Fluminense
  • Fátima Helena do Espírito Santo Universidade Federal Fluminense.
  • Rosimere Ferreira Santana Universidade Federal Fluminense
  • Marlea Chagas Moreira Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Fernanda Machado Pinheiro Universidade Federal Fluminense.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.105-112

Palavras-chave:

Enfermagem oncológica, cuidados de enfermagem, hematologia, neoplasias, hospitalização

Resumo

Objetivo: Identificar os elementos do cuidado de enfermagem a pacientes onco-hematológicos internados na hematologia de um hospital universitário localizado no Estado do Rio de Janeiro. Método: Trata-se de um estudo de caso, cuja coleta de dados ocorreu entre fevereiro a junho de 2013 por meio de entrevista semi-estruturada com 10 membros da equipe de enfermagem da unidade e submetidas análise de conteúdo, aprovado pelo CEP sob parecer n° 144.119. Resultados: Apontaram como elemento do cuidado aos pacientes onco-hematológicos os relacionadas a prevenção de sangramento e infecção, conforto, apoio emocional e orientação. Conclusão: Observou-se que tais elementos são essenciais para a manutenção de um tratamento seguro e eficiente destes pacientes não só no ambiente hospitalar, mas também no contexto domiciliar. E precisam ser compreendidos e incorporados por todos os envolvidos para garantir qualidade de vida aos pacientes onco-hematológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Miranda de Sousa, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Ciências do Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela EEAAC/UFF. Especialista em enfermagem em Hemoterapia, Hematologia e Terapia de Suporte. Residência em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Especialista em Enfermagem Oncológica.

Fátima Helena do Espírito Santo, Universidade Federal Fluminense.

Doutor. Professora do departamento de Enfermagem médico-cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense.

Rosimere Ferreira Santana, Universidade Federal Fluminense

Doutor. Professora do departamento de Enfermagem médico-cirúrgica da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense.

Marlea Chagas Moreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Doutor. Professora Associada do departamento de Metodologia da Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fernanda Machado Pinheiro, Universidade Federal Fluminense.

Doutoranda do Curso de Pós-graduação em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde pela Universidade Federal Fluminense.

Publicado

2019-01-01

Como Citar

1.
de Sousa RM, Santo FH do E, Santana RF, Moreira MC, Pinheiro FM. Elements of nursing care for onco-hematology patients: a case study / Elementos do cuidado de enfermagem aos pacientes onco-hematológicos: um estudo de caso. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2019 [citado 28º de março de 2024];11(1):105-12. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6487

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics