Perception of the nursing team about the role of hospital nursing manager / Percepção da equipe de enfermagem sobre a função do gerente de enfermagem hospitalar

Autores

  • Natália Maria Freitas e Silva Maia Faculdade do Piauí (FAPI)
  • Brenda Amélia Valcácer Fonseca Maternidade Dona Evangelina Rosa. Teresina, Piauí, Brasil.
  • Lennara de Siqueira Coelho Associação de Ensino Superior do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.
  • José Arnaldo Moreira de Carvalho Junior Associação de Ensino Superior do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.
  • Sayonnara Ferreira Maia Associação de Ensino Superior do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.
  • Erika Wanessa Oliveira Furtado Andrade Associação de Ensino Superior do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.6555

Palavras-chave:

Enfermagem, Equipe de Enfermagem, Administração Hospitalar.

Resumo

Objetivo: analisar a percepção da equipe de enfermagem sobre a função do gerente de enfermagem hospitalar, e como essa interfere na qualidade da assistência prestada pela equipe. Método: Pesquisa descritiva e exploratória, de abordagem qualitativa dos dados, realizado com 20 profissionais de Enfermagem. Para análise dos resultados, utilizou-se o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Resultados: o pensamento coletivo foi agrupado em 04 classes: A função burocrática associada a gerência e as relações gerente-equipe de enfermagem; Competências percebidas pela equipe de enfermagem para o trabalho do gerente de Enfermagem; Desafios na função do gerente de enfermagem percebidos pela equipe de enfermagem; A influência do gerente de enfermagem na qualidade e na assistência prestada ao cliente. Conclusão: A atividade do gerente de enfermagem é extremamente burocrática, e vista pela equipe de Enfermagem como hierarquizada, contribuindo para distanciar o gerente do convívio com a equipe. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Maria Freitas e Silva Maia, Faculdade do Piauí (FAPI)

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade do Piauí (FAPI). Docente da Associação de Ensino Superior do Piauí (AESPI).


Brenda Amélia Valcácer Fonseca, Maternidade Dona Evangelina Rosa. Teresina, Piauí, Brasil.

Enfermeira pela 

Faculdade do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil. 

Lennara de Siqueira Coelho, Associação de Ensino Superior do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Uninovafapi. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Associação de Ensino Superior do Piauí (AESPI). Docente da Faculdade do Piauí (FAPI).

 

José Arnaldo Moreira de Carvalho Junior, Associação de Ensino Superior do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Docente da Associação de Ensino Superior do Piauí (AESPI) e Faculdade do Piauí (FAPI).

Sayonnara Ferreira Maia, Associação de Ensino Superior do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí. Docente da Associação de Ensino Superior do Piauí (AESPI).

Erika Wanessa Oliveira Furtado Andrade, Associação de Ensino Superior do Piauí. Teresina, Piauí, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí.

Referências

Brasil. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução CNE/CES 3/2001. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Diário Oficial da União, Brasília (DF);2001 Nov 9; Seção 1:37.

Felli VEA, Peduzzi M. O trabalho gerencial em enfermagem. In: Kurcgant P. Gerenciamento em enfermagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2010. p. 1-12.

Massaro M, Chaves LDP. A produção científica sobre gerenciamento em enfermagem hospitalar: uma pesquisa bibliográfica. Cogitare enferm. 2009;14(1):150-8.

Balsanelli AP, Feldman LB, Ruthes RM, Cunha ICKO. Competências Gerências: Desafio para o enfermeiro. 2. ed. São Paulo: Martinari, 2011.

Manenti SA, Ciampone MHT, Mira VL, Minami LF, Soares JMS. O processo de construção do perfil de competências gerenciais para enfermeiros coordenadores de área hospitalar. Rev esc enferm USP. 2012;46(3):727-33.

Lefevre F, Lefevre AMC, Teixeira JJV. O Discurso do Sujeito Coletivo. Uma nova abordagem metodológica em pesquisa qualitativa. Caxias do Sul: Educs, 2000.

Nery IS, Feitosa JJM, Sousa ÁFL, Fernandes ACN. Abordagem da sexualidade no diálogo entre pais e adolescentes. Acta paul enferm. 2015;28(3):287-92.

Guerra ST, Prochnow AG, Trevizan MA, Azevedo GL. O conflito no exercício gerencial do enfermeiro no âmbito hospitalar. Rev Latino-Am Enfermagem. 2011;19(2):362-9.

Nunes E, Gaspar F. A liderança em enfermagem e a satisfação dos pacientes em contexto hospitalar. Rev Gaúcha Enferm. 2016;37(2):e55726

Santos JLG, Prochnow AG, Lima SBS, Leite JL, Erdmann AL. Concepções de comunicação na gerência de Enfermagem Hospitalar entre enfermeiros gerentes de um hospital universitário. Rev esc enferm USP. 2011;45(4):959-65.

Amestoy SC, Backes VMS, Thofehrn MB, Martini JG, Meirelles BHS, Trindade LL. Gerenciamento de conflitos: desafios vivenciados pelos enfermeiros-líderes no ambiente hospitalar. Rev Gaúcha Enferm. 2014;35(2):79-85.

Gabriel CS, Gabriel AB, Bernardes A, Rocha FLR, Miasso AI. Qualidade na assistência de enfermagem hospitalar: visão de alunos de graduação. Rev Gaúcha Enferm. 2010;31(3):529-35.

Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Maia NMF e S, Fonseca BAV, Coelho L de S, Carvalho Junior JAM de, Maia SF, Andrade EWOF. Perception of the nursing team about the role of hospital nursing manager / Percepção da equipe de enfermagem sobre a função do gerente de enfermagem hospitalar. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 29º de março de 2024];12:1-5. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6555

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics