ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO QUADRO DE DEPRESSÃO INFANTIL:

Autores

  • Marie Anne Pacheco Van Sebroeck EEAP
  • Taiane Bertoldi da Costa EEAP
  • DEeisilene Peixoto Bittencourt de Miranda EEAP
  • Rosâne Mello EEAP

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

Enfermagem psiquiátrica, Depressão infantil, Assistência de enfermagem.

Resumo

INTRODUÇÃO

O presente estudo surgiu da necessidade de entender a atuação do enfermeiro diante da depressão infantil em Centros de Atenção psicossocial infantil (CAPSi), a partir de uma abordagem diagnóstica baseada em NANDA. A depressão infantil é cada vez mais frequente na vida da criança e da família, muitas vezes passando despercebido, inclusive por profissionais de saúde. Pode ser confundida com alterações de comportamento quando na realidade é um distúrbio de humor que pode ter se manifestado após situações de mudança brusca como, por exemplo, na separação dos pais, mudança de escola e morte de pessoa querida ou animal. A partir do quadro de depressão na criança é necessário formular estratégias de intervenção do profissional de enfermagem com intuito de melhorar a qualidade de vida da criança e da família.

OBJETIVOS

Os objetivos do estudo são discutir os diagnósticos de enfermagem aplicado ao quadro de depressão infantil em CAPSi e propor estratégias de cuidado à criança com quadro de depressão em CAPSi, a partir de revisão bibliográfica.

METODOLOGIA

 Para entender a atuação da enfermagem na depressão infantil, foi realizado estudo exploratório, com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica. A construção da proposta de sistematização da assistência de enfermagem à criança com diagnóstico médico de depressão foi realizada através de análise da bibliografia existente acerca da depressão, além das especificidades da depressão na criança, tomando como base estas informações, aplicou-se o diagnóstico de enfermagem baseado em NANDA.

RESULTADOS

A partir de revisão conceitual foi possível desenvolver a sistematização da assistência de enfermagem, baseado em NANDA e posteriormente se chegou as propostas da atuação do enfermeiro na depressão infantil em CAPSi. Infere-se que este estudo colabora para a discussão da enfermagem no que tange à sistematização da assistência à criança com depressão. Foram identificados os principais sintomas relacionados à depressão infantil e realizado diagnósticos de enfermagem, sendo estes: tristeza, agressividade, isolamento, baixa auto-estima, humor instável, idéias de suicídio ou pensamentos de tragédia ou morte, dificuldade em se afastar da mãe, pessimismo dentre outros. Foram identificados os seguintes diagnósticos de enfermagem: desesperança, interação social prejudicada, risco de baixa auto-estima situacional, risco de síndrome do estresse por mudança, risco de solidão, risco de suicídio, risco de vínculo pai/filhos prejudicados, risco (real) de violência dirigida a outras pessoas. Diante dos diagnósticos de enfermagem sugeridos, surgem as intervenções de enfermagem: avaliar fatores causadores e colaboradores envolvidos; ajudar o cliente e familiares com orientação, apoio, favorecimento, facilitação e promoção de ações que o tragam para realidade promovendo o bem estar, entre outros.

CONLUSÕES

 O enfermeiro atua promovendo o bem estar físico, mental e social visando, fundamentalmente, melhorar a qualidade de vida da criança e da família/cuidadores inseridos no contexto e amenizar o sofrimento causado pela depressão na criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marie Anne Pacheco Van Sebroeck, EEAP

Taiane Bertoldi da Costa, EEAP

DEeisilene Peixoto Bittencourt de Miranda, EEAP

Rosâne Mello, EEAP

Downloads

Publicado

2010-10-17

Como Citar

1.
Van Sebroeck MAP, da Costa TB, de Miranda DPB, Mello R. ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO QUADRO DE DEPRESSÃO INFANTIL:. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 17º de outubro de 2010 [citado 28º de março de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/770

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics