Educational practices on the anxiety control of patients in pre-operative heart surgery: integration review / Práticas educativas no controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8496

Palavras-chave:

Ansiedade, Cirurgia Cardíaca, Enfermagem, Educação em saúde, Empatia

Resumo

Objetivo: descrever, com base na literatura, as contribuições das práticas educativas para o controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca. Método: trata-se de uma revisão integrativa realizada no período de novembro a dezembro de 2017 nas Bases de Dados PUBMED, BDENF – BIREME, SCIELO E MEDLINE, com a inclusão de 24 artigos que compuseram esse estudo. Resultados: Sobre o diagnóstico ansiedade, os artigos analisados mostraram maior presença no sexo feminino, em diferentes faixas etárias, mas mais prevalente em idades mais avançadas. Educação em saúde tem apresentado excelente resultados na diminuição da ansiedade, que uma vez realizada pelo enfermeiro, potencializa o cuidado. Conclusão: Processos educativos realizados no pré-operatório de cirurgia cardíaca, auxiliam para uma boa recuperação, pois com o envolvimento do paciente no processo, o tornará tranquilo e confortável.

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Biografia do Autor

Luana Maria Bráz Benevides, Instituto do Coração - Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Enfermeira. Residente do Programa de Prevenção e Terapêutica Cardiovascular.

Lúcia de Fátima da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do curso de graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da UECE.

Gabriela Costa e Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Enfermeira. Pós-graduanda em urgência e emergência.

Maria Sinara Farias, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da UECE.

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Benevides LMB, da Silva L de F, e Silva GC, Farias MS. Educational practices on the anxiety control of patients in pre-operative heart surgery: integration review / Práticas educativas no controle da ansiedade de pacientes em pré-operatório de cirurgia cardíaca: revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 17º de abril de 2024];12:437-43. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8496

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

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