CANDIDÍASE MAMILAR: AS INTERFACES ENTRE A CULTURA E O CUIDADO

Autores

  • Tatiana Mota Xavier de Meneses UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

candidíase, enfermagem, bancos de leite

Resumo

Introdução: Esta investigação tem como objeto os fatores sócio-culturais correlacionados à candidíase mamilar em nutrizes atendidas nas consultas de aleitamento materno num Banco de Leite Humano situado na cidade do Rio de Janeiro. A amamentação traz uma série de benefícios para a saúde da mãe e do bebê como por exemplos: protege contra doenças, diminui o risco de alergias, promove vínculo afetivo entre mãe e bebê, assegura melhor nutrição, possui efeito positivo na inteligência, melhor desenvolvimento da cavidade bucal, proteção contra câncer de mama, evita nova gravidez, reduz os custos financeiros e melhora a qualidade de vida.(BRASIL, 2009) Neste sentido faz-se necessário prevenir ou evitar eventos adversos, como a candidíase mamilar, que comprometam o sucesso da manutenção da amamentação. Desta forma é necessário conhecer a cultura envolvida com o processo de amamentar para melhor orientar as mulheres durante o ciclo gravídico-puerperal.

Objetivos: Relacionar a candidíase mamilar aos fatores sócio-culturais das nutrizes atendidas no Banco de Leite Humano e conhecer as práticas culturais relacionadas ao surgimento da candidíase mamilar.

Metodologia: Trata-se de um estudo retrospectivo e descritivo com resultado parcial. Foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Fernandes Figueira – Fiocruz, protocolo número 28/10 considerando-se o que prevê a Resolução nº 196/96 do Conselho Nacional da Saúde que estabelece normas para pesquisa com seres humanos.. Para a coleta de dados foram pesquisadas as fichas de atendimento da consulta de aleitamento materno dos meses de janeiro a junho de 2009.

Resultados: Das 727 fichas pesquisadas, 47 eram casos de candidíase, totalizando 6,46 % dos atendimentos. O número elevado de casos de candidíase em mulheres com nível superior completo (51,06%) nos alerta para a provável ausência de orientação durante as consultas no pré-natal e no puerpério. Uma porcentagem considerável dessas mulheres são secundíparas (65,95%) e parte delas não amamentaram o filho anterior (21,27%), tal fato indica que parece não ter sido a experiência anterior suficientemente boa para ensinar pega e posição adequadas evitando traumatismos mamilares. Nesta amostra ocorreram 42,55% de fissuras. A utilização de conchas e bicos de silicone para proteção do complexo mamilo-areolar aparece com percentual de 19,14% e 14,89% respectivamente, são instrumentos indicativos que favorecerem casos de candidíase mamiliar por aumentarem a temperatura e a umidade retidas no local, estimulando a proliferação de fungos. A mamadeira e a chupeta se apresentaram de forma mais significante, 38,29% e 29,78% respectivamente, representando a ansiedade e a insegurança das mães diante da crença da insuficiência de seu leite ou leite fraco, necessitando de leite artificial e utilização da chupeta como apoio emocional.

Conclusão: Tais práticas alertam para a necessidade de instruções de higiene nos vários momentos de contato com as mães durante as consultas de enfermagem do pré-natal, do puerpério ou mesmo de puericultura, indicando a necessidade de reforçar a lavagem das mãos e esterilização dos utensílios utilizados pela criança, a fim de evitar processos diarréicos prejudiciais ao bom andamento da saúde infantil. Faz- se necessário além de reforçar as noções de higiene e de esterilização de utensílios, enfatizar que a amamentação é um processo e que, como tal, requer uma adaptação na relação mãe-bebê. Para isso, é importante a informação dos cuidados relacionados bem como a atenção e a paciência com o processo que se segue até a adaptação definitiva da dupla e de toda a família com esse momento de mudança na vida da mulher e da família.

Referências:

BRASIL. Conselho Nacional de saúde. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Resolução nº196, de 10 de outubro de 1996. Brasília,1996.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da Criança: Nutrição Infantil. Aleitamento Materno e Alimentação Complementar. Caderno de Atenção Básica nº 23. Brasília –DF, 2009.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Mota Xavier de Meneses, UNIRIO

Graduanda em Enfermagem.

Bolsista PIBIC.

Downloads

Publicado

2010-11-09

Como Citar

1.
Xavier de Meneses TM. CANDIDÍASE MAMILAR: AS INTERFACES ENTRE A CULTURA E O CUIDADO. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de novembro de 2010 [citado 18º de abril de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/885

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics