TRACKING RISKS IN PRE-OPERATIVE PATIENTS: IDENTIFICATION OF THE NECESSITY FOR NURSING INTERVENTION

Autores

  • Mariana Braune
  • Nébia Maria Almeida Figueiredo
  • Monike Nascimento Munay

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%25p

Palavras-chave:

enfermagem, riscos, pré-operatório, sentimentos

Resumo

Objetivos: identificar no cliente em pré-operatório, suas expectativas, sentimentos, necessidades e desejos acerca da cirurgia e indicar intervenções de enfermagem; analisar os riscos encontrados de interesse para a enfermagem no pré-operatório; discutir as intervenções frente aos riscos identificados para enfermagem.

Métodos: Estudo descritivo qualitativo. Os sujeitos foram voluntários em pré-operatório em uma enfermaria de um Hospital Universitário no Rio de Janeiro. O trabalho com as informações foi fundamentado na análise de conteúdo de Bardin.

Resultados: originou-se três categorias de análises como indicadores de cuidado: 1) sentimentos físicos-emocionais-profissional-familiar e religioso; 2) confirmação de sentimentos anteriores e expectativas atuais; 3) desejos, esperança e orientação

Conclusão: Os clientes em pré-operatório possuem sentimentos que podem colocar sua cirurgia em risco. A comunicação e as orientações pela equipe de enfermagem, segundo as falas obtidas, foram consideradas falhas, o que aumenta o risco nesta fase, uma vez que  leva ansiedade ao cliente resultando em complicações no trans e pós-operatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Braune

Residente de enfermagem pela UNIRIO em clinica medica e cirurgica alocada no Hospital Universitário Graffree e Guinle

Nébia Maria Almeida Figueiredo

Monike Nascimento Munay

Residente de enfermagem pela UNIRIO em clinica medica e cirurgica alocada no Hospital Universitário Graffree e Guinle

Downloads

Publicado

2010-11-30

Como Citar

1.
Braune M, Figueiredo NMA, Munay MN. TRACKING RISKS IN PRE-OPERATIVE PATIENTS: IDENTIFICATION OF THE NECESSITY FOR NURSING INTERVENTION. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 30º de novembro de 2010 [citado 29º de março de 2024];2(4). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/887

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics