Research data management: a necessary demand for new knowledge creation / Gestão de dados de pesquisa: uma demanda necessária para a geração de novos conhecimentos

Patrícia Coorêa Henning

Resumo


A abertura, compartilhamento e reuso dos dados de pesquisa são práticas recorrentes nas discussões contemporâneas da ciência de dados, em todo o mundo. A importância dessas temáticas ocorre não apenas por dar maior transparência e visibilidade as pesquisas financiadas com recursos públicos, mas principalmente, pelo leque de opções que se abre para a geração de novos recursos informacionais, contribuindo fortemente para o avanço da ciência.

No Brasil, essa discussão nasce nas universidades e institutos de pesquisa sendo necessária sua adesão à filosofia da Ciência Aberta que visa, entre diversas práticas, o acesso aberto à informação cientifica e aos dados de pesquisa. Além disso, busca promover ações colaborativas que incentivem o compartilhamento e reuso dos dados entre os pesquisadores.

No entanto, devido as características inerentes aos dados das diferentes áreas do conhecimento, além da necessidade de tratá-los e guardá-los por um longo prazo, se faz indispensável repensar quais as melhores práticas de gestão de dados que deverão ser adotadas. Segundo Henning et al (2018) “Esta gestão deve promover a identificação de princípios teóricos que apoiem os processos de organização, significação e recuperação, dando coerência, com o desenvolvimento de normas e métricas de apoio.”


Texto completo:

PDF-EN PDF-PT

Referências


HENNING. P. at al. Desmistificando os princípios FAIR: conceitos, métricas, tecnologias e aplicações inseridas no ecossistema dos dados FAIR . XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XIX ENANCIB), 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/1475.

SANTOS, Paula X; HENNING, Patrícia; ALMEIDA, Bethânia A. (orgs.). Ciência aberta e dados abertos: mapeamento e análise de políticas, infraestruturas e estratégias em perspectiva nacional e internacional. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017. 125 p. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/24117/2/Livro-Verde-07-06-2018.pdf.

WILKINSON, M. D. et al. The FAIR Guiding Principles for scientific data management and stewardship. Scientific Data, v. 3, 2016. Available in: https://www.nature.com/articles/sdata201618.




DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.1-2 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 
 
 
 
 
SCImago Institutions Rankings

 

  

 

Novas regras para submissão de artigos na RPCFO a partir de 01/07/2018. Clique aqui.