O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM E A VIVENCIA DA MORTE NO CONTEXTO DA TERAPIA INTENSIVA

Autores

  • Elizabeth Sabino dos Anjos UNIRIO
  • Dyana Carneiro Ramos UNIRIO
  • Fernanda Martins de Aquino UNIRIO
  • Rita Maria Araujo Costa HSE
  • Vanessa Pinheiro UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

morte, terapia intensiva, enfermagem

Resumo

INTRODUÇÃO: A morte é um fenômeno presente no cotidiano  de todo profissional da saúde que presta assistência em Terapia Intensiva,  o  que com freqüência determina a relação de aproximação ou afastamento com o cliente .  Como afirma Klüber Ross, em seu livro sobre a morte e o morrer (2000), culturalmente o homem não está preparado para sua morte. Constata-se cotidianamente o despreparo do profissional da saúde e em particular da enfermagem, para lidar técnica e emocionalmente com este fato.  Pode parecer simples,  mas  verdade,  observa-se um esforço imensurável  no sentido de  evitar o envolvimento emocional, fato  que pode ser evidenciado através  das reações de negação e fuga,  na tentativa de não desestruturação. Durante a residência em enfermagem  em Unidades de Terapia intensiva, enfrentamos inúmeras situações envolvendo processo de morte,  nas quais  encontramos dificuldades para lidar com as mesmas,  o que fez emergir  a necessidade de elaboração deste estudo.

OBJETIVOS: Identificar as produções científicas nacionais sobre a vivência dos profissionais de Enfermagem que atuam em terapia intensiva  sobre o processo de morte/morrer e analisar as produções científicas nacionais sobre a vivência  dos profissionais de Enfermagem  que atuam em terapia intensiva  sobre o processo de morte/morrer.

METODOLOGIA: Trata-se de um estudo bibliográfico de abordagem quantitativa e qualitativa. A busca foi realizada através da base de dados Biblioteca Regional de Medicina (BIREME) com os descritores “morte, terapia intensiva, enfermagem”. Os critérios de inclusão adotados neste estudo foram: selecionar as produções científicas nacionais, em forma de artigo na íntegra e com recorte temporal 2000 a 2010. Desta forma foram encontradas 41 publicações científicas, mas apenas 10 artigos abordavam a temática de interesse deste estudo.

RESULTADOS: Constatou-se que 40% dos artigos foram publicados  no ano de 2006; 30% foram publicados no ano de 2009; 10% foram  publicados nos anos de 2005, 2008, 2010 respectivamente. Com relação aos assuntos abordados nos artigos, 40% estavam ligados a equipe de enfermagem onde foram citadas dificuldades relacionadas ao contato com os familiares, com o lidar com a morte, com a falta de recursos materiais e, especialmente, com o relacionamento entre os membros da equipe. Além disso emergiu a necessidade de se implementar encontros sistematizados, nos quais esses profissionais tenham a oportunidade de expor suas satisfações, angústias e medos durante esse processo. 30% dos artigos estavam relacionados com a morte em pediatria e neonatologia que retratavam os sentimentos dos profissionais que emergem na convivência com a morte, tais como: perda, compaixão, tristeza, angústia, impotência e frieza o que resulta numa experiência do mundo sensível de cada um. 20% dos estudos abordaram dilemas éticos ligados a: diversidade de valores; presença dos pacientes terminais na UTI; incertezas sobre a terminalidade e limites de intervenção para prolongar a vida dos pacientes; discordância de tomadas de decisão; não aceitação do processo de morte pela família do paciente e a falta de esclarecimento da família e do paciente. Além disso, ressaltaram a necessidade de avaliar as medidas terapêuticas a serem utilizadas com pacientes em processo de morrer e de morte, de modo que possam viver a fase final de sua vida com qualidade. Somente 10% dos artigos encontrados retratou o estresse do profissional de saúde em UTI que, apesar de ser discutido desde longa data, ainda acomete esses profissionais, e as instituições ainda não oferecem atenção especial aos enfermeiros no sentido de promover sua saúde integral.

CONCLUSÃO: Inexistem fórmulas que propiciem o enfrentamento da morte, mas o mesmo pode ser facilitado, desde que a morte seja encarada como um desfecho natural do processo vital. Assim, encarar a morte para a equipe de enfermagem,  gera muitas dificuldades, tornando-os angustiados por faltar habilidade para enfrentar este processo. Concluímos ser necessário haver momentos de reflexão e discussão entre a equipe acerca dos aspectos técnicos, científicos e éticos referentes ao cuidado tanto dos pacientes críticos quanto de seus familiares, tendo em vista a melhoria da qualidade do atendimento e do relacionamento interpessoal Os dados encontrados vem ao encontro de uma lacuna existente no conhecimento referente à experiência da equipe de enfermagem em relação ao processo de morte/morrer, considerando a existência de poucos estudos que exploram a experiência dos profissionais voltado a este processo. Esse fato pode ser verificado, especialmente, em nível nacional, dado o número reduzido de publicações que tratam do tema.

REFERÊNCIAS:

ARIÉS, P. História da Morte no Ocidente. Tradução P.V Siqueira. Rio de Janeiro 1997.

DASTUR, F. A Morte, ensaio sobre a finitude. Rio de Janeiro: Difel, 2002.

FIGUEREDO, Nébia Maria Almeida de. Ensinando a Cuidar em Saúde Pública. Editora: Yendis. 2005

___________. Práticas de enfermagem: Ensinando a Cuidar de Clientes em Situações Clínicas e Cirúrgicas. Editora: Difusão Paulista de Enfermagem,2003

GIL,Antonio Carlos.Como Elaborar Projetos de Pesquisa.3.ed.São Paulo: Atlas 1991.

KÜBLER-ROSS, Elisabeth. Sobre a Morte e o Morrer  São Paulo. 8ª ed :Martins Fontes 2000.

MINISTÉRIO DA SAÚDE, FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE, CENTRO NACIONAL DE EPIDEMIOLOGIA.Manual de Procedimentos Sistema de Informações Sobre Mortalidade. Brasília/DF- 1999.

PALÚ, Lígia Aparecida; Labionici, Liliana Maria;  Albini, Leomar. A Morte no Cotidiano dos Profissionais de Enfermagem de uma Unidade de Terapia Intensiva.

PITTA, A. Hospital – Dor e Morte como Ofício.São Paulo, Hucitec, 1991.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-11-12

Como Citar

1.
dos Anjos ES, Ramos DC, de Aquino FM, Costa RMA, Pinheiro V. O PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM E A VIVENCIA DA MORTE NO CONTEXTO DA TERAPIA INTENSIVA. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 12º de novembro de 2010 [citado 28º de março de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/917

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics