DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION

Autores

  • Silvana Ceolin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Stela Maris de Mello Padoin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Helena Carolina Noal Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marlene Gomes Terra Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Cristiane Trivisiol da Silva Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Cristiane Cardoso de Paula Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2453-2465

Palavras-chave:

Educação em saúde, promoção da saúde, conduta de saúde, enfermagem, enfermagem em saúde comunitária, enfermagem em saúde pública, educação continuada em enfermagem.

Resumo

Objetivo: analisar as demandas para o cotidiano do enfermeiro a partir de artigos publicados na temática educação em saúde. Métodos: revisão narrativa, realizada na base de dados LILACS, com as palavras: “educação em saúde” and “promoção da saúde” and “enfermagem”, no período de 1986 a 2008. Resultados: duas categorias temáticas: a necessidade de educação permanente e a necessidade de um novo modelo de educação em saúde. Aponta-se a permanente construção do conhecimento para qualificar e atender às demandas sociais de saúde. No desenvolvimento das práticas educativas, os enfermeiros valorizam o diálogo, o cotidiano do usuário, revelando uma transição entre o referencial tradicional e o emancipatório. Conclusão: Reconhece-se que as pesquisas em enfermagem contribuem para fortalecer estratégias de ação educativa emacipatória. Recomenda-se desenvolver o ensino de tecnologias educacionais ativas, possibilitando a educação em saúde como promotora de saúde.

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Biografia do Autor

Silvana Ceolin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2010, pós-graduanda em Gestão de Organização Pública em Saúde da UFSM. Participa do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade.

Stela Maris de Mello Padoin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM.

Helena Carolina Noal, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Enfermagem, Enfermeira do Hospital Universitário de Santa Maria da UFSM.

Marlene Gomes Terra, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSM.

Cristiane Trivisiol da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Enfermeira, Pós-graduanda do Curso de Especialização em Gestão Pública da UFSM.

Cristiane Cardoso de Paula, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Enfermagem, Professora do Departamento de Enfermagem da UFSM.

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Publicado

2011-10-05

Como Citar

1.
Ceolin S, Padoin SM de M, Noal HC, Terra MG, da Silva CT, de Paula CC. DEMANDS OF HEALTH EDUCATION PRACTICE TO NURSE’S QUOTIDIAN: A NARRATIVE REVISION. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 5º de outubro de 2011 [citado 29º de março de 2024];3(4):2453-65. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1348

Edição

Seção

Revião

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