Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros

Autores

  • Luciana Teixeira Rossetti Viva Rio
  • Clarissa Terenzi Seixas Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Edna Aparecida Barbosa de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Denise Barbosa de Castro Friedrich Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.129-134

Palavras-chave:

Educação Continuada, Enfermagem, Administração de Serviços de Saúde

Resumo

Objetivo: analisar a compreensão de enfermeiros sobre a Educação Permanente em Saúde como ferramenta de gestão. Métodos: investigação qualitativa realizada com o aporte teórico-metodológico da hermenêutica-dialética. Os dados foram coletados por entrevistas com 14 enfermeiros. Resultados: a maioria dos enfermeiros relata compreender a importância da Educação Permanente em Saúde como ferramenta de gestão, mas demonstra uma visão incipiente desta ao descrever práticas educativas como atividades de transmissão do conhecimento pontuais, geralmente direcionadas a um grupo profissional específico e com temáticas definidas à partir de necessidades gestoras. Conclusão: a Educação Permanente em Saúde, entendida como questionamento permanente e compartilhado do processo de trabalho, com vistas à transformação das práticas em saúde, é uma potente ferramenta para a mudança no cotidiano dos serviços, assim como na gestão do Sistema Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Teixeira Rossetti, Viva Rio

Enfermeira e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora; Supervisora Técnica de Saúde da Viva Rio.

Clarissa Terenzi Seixas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Enfermeira e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Ciências Sociais pela Université Paris Descartes –Sorbonne V, Paris, França.  Professora adjunta do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Edna Aparecida Barbosa de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Associada do Departamento de Enfermagem Aplicada da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Denise Barbosa de Castro Friedrich, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Associada da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Publicado

2019-01-01

Como Citar

1.
Rossetti LT, Seixas CT, Castro EAB de, Friedrich DB de C. Permanent education and health management: a conception of nurses / Educação permanente e gestão em saúde: a concepção de enfermeiros. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2019 [citado 28º de março de 2024];11(1):129-34. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6513

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics