Nursing care for child/adolescent victims of violence: integrative review / Assistência de enfermagem à criança/adolescente vítima de violência: revisão integrativa

Autores

  • Manoella Souza da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Viviane Marten Milbrath Universidade Federal de Pelotas
  • Bruna Alves dos Santos Universidade Federal de Pelotas
  • Jéssica Stragliotto Bazzan Universidade Federal de Pelotas
  • Ruth Irmgard Bartschi Gabatz Universidade Federal de Pelotas
  • Vera Lúcia Freitag Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7102

Palavras-chave:

Enfermagem, Violência, Criança, Adolescente.

Resumo

Objetivo: Desvelar a produção acerca da assistência de enfermagem prestada às crianças/adolescentes vítimas de violência. Métodos: Trata-se de uma revisão sistematizada realizada com consulta nas bases de dados: LILACS, Scielo e BDENF. Foram selecionados 19 artigos para compor este trabalho. A análise de dados deu-se por meio da proposta de Mendes, Silveira e Galvão. Resultados: Os dados foram discutidos através dos tópicos: despreparo dos profissionais frente aos casos de violência infantil; sentimentos dos profissionais envolvidos no cuidado à criança/adolescente vítima de violência; notificação, protocolos e rotinas na assistência à criança/adolescente vítima de violência; estratégias de assistência à criança/adolescente vítima de violência. Conclusão: Os profissionais de enfermagem não se sentem preparados para atuarem frente aos casos de violência infantil. Identificou-se a necessidade de protocolos assistenciais que respaldem a assistência profissional. Ademais, é importante o fortalecimento da rede de atenção intersetorial que garanta a assistência adequada às vítimas e suas famílias.

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Biografia do Autor

Manoella Souza da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Pelotas.

 

Viviane Marten Milbrath, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2008) e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas e membro dos grupos de pesquisa Cuidado à Saúde nas Etapas da Vida (CEVIDA) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do NUPECANF da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, família, cuidado, criança portadora de necessidades especiais e educação em saúde.

Bruna Alves dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Pelotas

Jéssica Stragliotto Bazzan, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira graduada pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas RS, Brasil. Enfermeira atuante na Unidade de Terapia intensiva Neonatal e Pediátrica do hospital São Francisco de Paula, Pelotas- RS.. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas.

Ruth Irmgard Bartschi Gabatz, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), Pós-graduação em Administração Hospitalar (2005) pela Sociedade Educacional Três de Maio, e em Saúde Coletiva e da Família (2007) pela Universidade do Sul de Santa Catarina, mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e doutorado em Ciências da Saúde Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem UFPEL (2016). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria, violência intrafamiliar, acolhimento infantil, cuidado de enfermagem à criança, adulto e família. Membro do grupo de pesquisa: Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade (desde 2007), da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, Departamento de Enfermagem. Integrante do Núcleo de Pesquisa e Estudo com crianças, adolescentes, mulheres e famílias - NUPECAMF.

Vera Lúcia Freitag, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) (2015). Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015). Especializanda em Enfermagem em Pediatria e Neonatologia (2017). Graduada em Enfermagem pela UFSM, Campus de Palmeira das Missões/RS (2014). Foi Membro da Comissão Técnica da Journal of Nursing and Health (FEn/UFPel). Atualmente Membro do Comitê Editorial da Revista Enfermerìa Global - Departamento de Enfermagem - Universidade de Murcia/Espanha e da Revista Investigación en Enfermería Imagen y Desarrollo editada por la Facultad de Enfermería de la Pontificia Universidad Javeriana de Bogotá/Colômbia. Revisora científica da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Foi membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva (NEPESC/UFSM), membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos com Crianças, Adolescentes, Mulheres e Famílias (NUPECAMF/UFPel). Atualmente membro do Grupo de Estudos no Cuidado à Saúde nas Etapas de Vida (CEVIDA/UFRGS). Em 2012 e 2013 foi bolsista voluntária de Iniciação Científica UFSM. Em 2013, bolsista pelo Fundo de Incentivo a Extensão (FIEX/UFSM), em 2014, Bolsista pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante o Mestrado Acadêmico. Atualmente bolsista pela CAPES. Durante a graduação atuou em: Saúde Coletiva, nos temas: Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema único de Saúde (SUS), Pesquisa sobre o método Reiki como um sistema natural de harmonização e reposição energética, e pesquisa sobre injeções intramuscular na região ventro-glútea. Atualmente atua nos seguintes temas: Saúde do recém-nascido, criança, adolescente e família. Processo de crescimento e desenvolvimento da criança e adolescente e sua relação com família e o contexto sociocultural. Processos históricos e do ensino-aprendizagem relacionados à saúde da mulher, criança, adolescente e família, com ênfase no cuidado à criança/adolescente com necessidades especiais em saúde.

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Souza da Silva M, Marten Milbrath V, Alves dos Santos B, Stragliotto Bazzan J, Irmgard Bartschi Gabatz R, Freitag VL. Nursing care for child/adolescent victims of violence: integrative review / Assistência de enfermagem à criança/adolescente vítima de violência: revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 29º de março de 2024];12:115-23. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7102

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

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