Research data management: a necessary demand for new knowledge creation / Gestão de dados de pesquisa: uma demanda necessária para a geração de novos conhecimentos

Autores

  • Patrícia Coorêa Henning Universidade de Twente, na Holanda

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.1-2

Resumo

A abertura, compartilhamento e reuso dos dados de pesquisa são práticas recorrentes nas discussões contemporâneas da ciência de dados, em todo o mundo. A importância dessas temáticas ocorre não apenas por dar maior transparência e visibilidade as pesquisas financiadas com recursos públicos, mas principalmente, pelo leque de opções que se abre para a geração de novos recursos informacionais, contribuindo fortemente para o avanço da ciência.

No Brasil, essa discussão nasce nas universidades e institutos de pesquisa sendo necessária sua adesão à filosofia da Ciência Aberta que visa, entre diversas práticas, o acesso aberto à informação cientifica e aos dados de pesquisa. Além disso, busca promover ações colaborativas que incentivem o compartilhamento e reuso dos dados entre os pesquisadores.

No entanto, devido as características inerentes aos dados das diferentes áreas do conhecimento, além da necessidade de tratá-los e guardá-los por um longo prazo, se faz indispensável repensar quais as melhores práticas de gestão de dados que deverão ser adotadas. Segundo Henning et al (2018) “Esta gestão deve promover a identificação de princípios teóricos que apoiem os processos de organização, significação e recuperação, dando coerência, com o desenvolvimento de normas e métricas de apoio.”

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Coorêa Henning, Universidade de Twente, na Holanda

Doutora em Informação e Comunicação em Saúde pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/FIOCRUZ) em 2013, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/IBICT) em 1993, graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB) em 1986. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia (PPGB) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), responsável pela disciplina Ciência Aberta. Atualmente é Pós-Doutora pela Universidade de Twente, na Holanda, pesquisa que avalia do nível de FAIRness dos Planos de Gestão de Dados Europeus, apoiada pela iniciativa GO FAIR.

Referências

HENNING. P. at al. Desmistificando os princípios FAIR: conceitos, métricas, tecnologias e aplicações inseridas no ecossistema dos dados FAIR . XIX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XIX ENANCIB), 2018. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XIXENANCIB/xixenancib/paper/view/1475.

SANTOS, Paula X; HENNING, Patrícia; ALMEIDA, Bethânia A. (orgs.). Ciência aberta e dados abertos: mapeamento e análise de políticas, infraestruturas e estratégias em perspectiva nacional e internacional. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017. 125 p. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/24117/2/Livro-Verde-07-06-2018.pdf.

WILKINSON, M. D. et al. The FAIR Guiding Principles for scientific data management and stewardship. Scientific Data, v. 3, 2016. Available in: https://www.nature.com/articles/sdata201618.

Publicado

2020-02-14

Como Citar

1.
Henning PC. Research data management: a necessary demand for new knowledge creation / Gestão de dados de pesquisa: uma demanda necessária para a geração de novos conhecimentos. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 14º de fevereiro de 2020 [citado 29º de março de 2024];11(3):1-2. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/8939

Edição

Seção

Editorial

Plum Analytics