HÁBITOS DE LEITURA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE NITERÓI, RJ.

Autores

  • Jacqueline de Souza Garcez Universidade Salgado de Oliveira
  • Bruna de Souza Garcez Universidade Salgado de Oliveira
  • Marcelle Rodrigues Pessanha Paixão Universidade Salgado de Oliveira
  • Ana Claudia Vianna Fernandes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Glauco Barbosa Cardoso Universidade Salgado de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

estudante, enfermagem, leitura

Resumo

INTRODUÇÃO: Ler é muito mais do que interpretar as letras para compreender a mensagem, visto que inclui o sentimento e a atribuição de significado ao texto, além do relacionamento do conteúdo com outros conhecimentos já adquiridos. A leitura é considerada um meio de proporcionar reflexões e questionamentos, haja vista que está presente no dia-a-dia do ser humano, representando um grande passo para a aquisição do conhecimento. No âmbito da formação no ensino superior, a leitura se expressa como instrumento de aprendizagem e ocupa um papel de extrema relevância na vida do indivíduo.  Enquanto estudante universitário considera-se o ato de ler como um instrumento utilizado para o desenvolvimento de uma prática profissional eficiente, bem como, visão crítica que norteia seu modo de agir e se expressar. Com base nos aspectos destacados, é possível afirmar que a leitura é imprescindível aos universitários, posto que é principalmente por meio dela que se dá o acesso ao conteúdo de diversas disciplinas e à produção científica.

OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo geral verificar e descrever os hábitos de leitura de estudantes do curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior do município de Niterói, RJ. E como objetivo específico prover subsídios para aperfeiçoamentos futuros dos métodos de ensino.

METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, com abordagem quantitativa desenvolvida em uma instituição de ensino privado da região metropolitana do Rio de Janeiro. Realizou-se com 30 estudantes universitários do sétimo período do curso de enfermagem, matriculados no ano de 2010, presentes em sala de aula no dia determinado para a coleta de dados. A técnica utilizada para a realização da coleta dos dados foi um questionário auto-aplicável, contendo quinze questões fechadas. Os dados coletados foram registrados em planilha elaborada no programa de computação Excel e a compilação foi auxiliada por recursos do mesmo programa.

RESULTADOS: Dos entrevistados, 83% são do sexo feminino e 17% do sexo masculino. Os resultados evidenciaram que a maioria dos estudantes possui mãe (10) e pai (9) com ensino médio completo. Quando questionados acerca do prazer pela leitura, 87% relataram gostar de ler. Com relação à freqüência de ida à Biblioteca 40% afirmaram ir raramente. Quanto o motivo de não freqüentar a Biblioteca, a maioria dos estudantes (47%) considera a falta de tempo, seguido por (27%) falta de hábito. Com relação ao horário de ler, 80% relataram não possuir um horário reservado para leitura. Acerca da quantidade de leitura de livros, a  maioria dos estudantes (16) afirmou não ter lido nenhum livro de janeiro à junho de 2010, contudo, 53% considera ter um bom desempenho como leitor, e 33% regular. Sobre o tipo de leitura feita mais freqüentemente, contatamos que 30% lêem mais jornais e 57% considera que a Universidade exerce papel regular em relação ao hábito de leitura. Todos os entrevistados (100%) afirmam ter que melhorar seu desempenho com relação à leitura.

CONCLUSÕES: Diante do exposto, é possível concluir que a leitura é considerada na universidade como uma das habilidades essenciais para o processo ensino-aprendizagem, posto que é principalmente por meio dela que se dá o acesso ao conteúdo das diversas disciplinas. Assumindo este pressuposto, considera-se que o domínio de habilidades de leitura é imprescindível para o desempenho do estudante nas diversas situações acadêmicas. Cabe mencionar ainda que a falta de hábito de leitura por parte dos estudantes de enfermagem, pode acarretar dificuldade na aprendizagem e na formação de visão crítica em relação aos acontecimentos.

REFERÊNCIAS:

CUNHA, Neide de Brito; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli. Relação entre a compreensão da leitura e a produção escrita em universitários. Rev. Psicologia: Reflexão e crítica. 2006, vol.19, n.2, pp. 237-245.

OLIVEIRA, Katya Luciane; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli; PRIMI, Ricardo. Estudo das relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico na universidade Interação em Psicologia. 2003, vol. 7, n.1, PP.19-25

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli; SUEHIRO, Adriana; OLIVEIRA, Katya Luciane. Habilidades em compreensão da leitura: um estudo com alunos de psicologia. Ver. Estudos de Psicologia. 2004, vol.21, n.2, pp. 29-41.

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Publicado

2010-12-23

Como Citar

1.
Garcez J de S, Garcez B de S, Paixão MRP, Fernandes ACV, Cardoso GB. HÁBITOS DE LEITURA DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE NITERÓI, RJ. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 23º de dezembro de 2010 [citado 18º de abril de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1137

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

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