Accommodation set in a university hospital: postpartum depression in nurses’ perspective

Autores

  • Danielle Rodrigues de Freitas Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Bianca Dargam Gomes Vieira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Valdecyr Herdy Alves Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Diego Pereira Rodrigues Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Diva Cristina Morett Romano Leão Universidade Federal Fluminense
  • Amanda Fernandes do Nascimento da Cruz Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i3.1202-1211

Palavras-chave:

Depressão pós-parto, alojamento conjunto, enfermagem obstétrica

Resumo

Objetivos: Conhecer o entendimento dos enfermeiros do alojamento conjunto sobre depressão pós-parto; e identificar a percepção desses enfermeiros relativa à importância das orientações sobre depressão pós-parto às puérperas. Métodos: Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, de natureza qualitativa, com 5 enfermeiros do Alojamento Conjunto de um Hospital da cidade de Niterói/RJ, no ano de 2011. Os dados foram coletados por entrevistas semiestruturadas e tratados de acordo com os preceitos da análise de conteúdo, obedecendo à Técnica de Análise Temática, após aprovação do projeto de pesquisa pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina/HUAP/UFF, CAAE n. 0215.0.258.000-11, mediante parecer favorável n° 206/11. Resultados: Os enfermeiros encontram dificuldades em prestar uma assistência especifica e qualificada à puérpera por falta de conhecimentos sobre esse transtorno. Conclusão: O enfermeiro precisa ter o conhecimento sobre a depressão pós-parto para facilitar a abordagem e os cuidados à puérpera e a família. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Rodrigues de Freitas, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Enfermeira. Graduada pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ), Brasil.

Bianca Dargam Gomes Vieira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Enfermeira. Mestre em Enfermagem em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Assistente da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ), Brasil.

Valdecyr Herdy Alves, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Titular da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ), Brasil. 

Diego Pereira Rodrigues, Universidade Federal Fluminense (UFF)

[1] Enfermeiro, Mestrando em Ciências do Cuidado da Saúde da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, Brasil. 

Diva Cristina Morett Romano Leão, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira, mestre em Enfermagem Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, Brasil. Professora Adjunta do Departamento Materno-Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Brasil. 

Amanda Fernandes do Nascimento da Cruz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Enfermeira, graduada pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do grupo de pesquisa Maternidade: Saúde da Mulher e Saúde da Criança. 

Publicado

2014-07-03

Como Citar

1.
Freitas DR de, Vieira BDG, Alves VH, Rodrigues DP, Leão DCMR, Cruz AF do N da. Accommodation set in a university hospital: postpartum depression in nurses’ perspective. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 3º de julho de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(3):1202-11. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2999

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics