The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática

Autores

  • Maria Clara da Cunha Salomão Barroso Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Emília Gallindo Cursino Universidade Federal Fluminense
  • Maria Estela Diniz Machado Universidade Federal Fluminense
  • Luciana Rodrigues da Silva Universidade Federal Fluminsense
  • Jéssica Renata Bastos Depianti Universidade Federal do Espírito Santo
  • Liliane Faria da Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1043-1047

Palavras-chave:

Jogos e Brinquedos, Estudantes de Enfermagem, Ensino, Enfermagem Pediátrica

Resumo

Objetivo: identificar o uso do brinquedo terapêutico pelos acadêmicos de enfermagem no cuidado à criança hospitalizada e discutir as implicações de seu uso na trajetória do acadêmico de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida em uma Escola de Enfermagem Federal no Rio de Janeiro com 17 acadêmicos. A coleta de dados foi realizada em outubro e novembro de 2016 por meio de entrevista semiestrutura e tratados com a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: o brinquedo terapêutico é apresentado ao aluno no conteúdo teórico, porém sem a oportunidade de aplicá-lo na prática. Sua aplicação prática o deixaria mais seguro para prestar assistência à criança, somado a qualidade do cuidado prestado e os benefícios para ela. Conclusão: o ensino do brinquedo terapêutico deve acontecer em campo prático, e não somente no teórico, contribuindo assim, para melhor formação do enfermeiro e melhoria da qualidade da assistência pediátrica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Jansen MF, Santos RM, Favero L. Benefits from the use of toys during nursing care delivered to hospitalized children. Rev Gaúcha Enferm. [internet]. 2010 [acesso em 2017 Jan 29]; 31(2): 247-53. Available at: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n2/07.pdf 2. Silva ACM, Silva MA. As contribuições da arte lúdica no restabelecimento da saúde humana. Estudos. [Internet]. 2012 [acesso em 2017 jan 29]; 39(4): 469-80. Available at: http://revistas.ucg.br/index.php/estudos/ article/viewFile/2661/1623 3. Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução COFEN nº. 0546 de 2017: dispõe sobre a utilização da técnica do brinquedo/brinquedo terapêutico pelo enfermeiro na assistência à criança [Internet]. 2017 [acesso em 2017 jun 22]. Available at: http://www.cofen.gov.br/ resolucao-cofen-no-05462017_52036.html 4. Francischinelli AGB, Almeida FA, Fernandes DMSO. Routine use of therapeutic play in the care of hospitalized children: nurses’ perceptions. Acta Paul Enferm [Internet]. 2012 [acesso em 2017 jan 29]; 25(1): 18-23. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0103-21002012000100004 5. Baldan JM, Santos CP, Matos APK, Wernet M. Adoção do Brincar/ brinquedo na prática assistencial à criança hospitalizada: trajetória de enfermeiros. Ciênc. cuid. saúde. [Internet]. 2014 [acesso em 2017 jan 29]; 13(2): 228-35. Available at: http://periodicos.uem.br/ojs/index. php/CiencCuidSaude/article/view/15500/pdf_167 6. Veiga MAB, Sousa MC, Pereira RS. Enfermagem e o brinquedo terapêutico: vantagens do uso e dificuldades. Rev Eletrôn Atualiza Saúde [Internet]. 2016 [acesso em 2017 Jan 29]; 3(3): 60-6. Available at: http://atualizarevista.com.br/wp-content/uploads/2016/01/ Enfermagem-e-o-brinquedo-terap%C3%AAutico-vantagens-do-usoe-dificuldades-v-3-n-3.pdf 7. Depianti JRB, Silva LF, Monteiro ACM, Soares RS. Dificuldades da enfermagem na utilização do lúdico no cuidado à criança com câncer hospitalizada. Rev Pesqui Cuid Fundam [Internet]. 2013 [acesso em 2017 Set 18]; 6(3):1117-27. Available at: http://www.seer.unirio.br/ index.php/cuidadofundamental/article/viewFile/3356/pdf_1367 8. Barreto LMSC, Maia EBS, Depianti JRB, Melo LL, Ohara CVS, Ribeiro CA. Giving meaning to the teaching of Therapeutic Play: the experience of nursing students. Esc Anna Nery [Internet]. 2017 [acesso em 2017 Ago 29]; 21(2). Available at: http://www.scielo.br/pdf/ean/v21n2/ en_1414-8145-ean-21-02-e20170038.pdf 9. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec; 2014

Received in: 08/10/2017 Required revisions: did not have Approved in: 17/01/2018 Published in: 01/07/2019

Corresponding author Jéssica Renata Bastos Depianti Address: Avenida Dante Michelini, nº1087, apto 401-Bl 1, Jardim da Penha, Vitória, Espírito Santo, Brazil Zip Code: 29.060-235 E-mail address: jedepianti@gmail.com

Disclosure: The authors claim

to have no conflict of interest.

Resolução Nº 466 do Conselho Nacional de Saúde, de 12 de dezembro de 2012 [Internet]. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União. [acesso em 2017 Jan 20]. Available at: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/ saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html 11. Souza LPS, Silva CC, Brito JCA, Santos APO, Fonseca ADG, Lopes JR, Silva CSO, Souza AAM. The Therapeutic play and playful in the vision of nursing team. J Health Sci Inst. [Internet]. 2012 [acesso em 2017 jan 30]; 30(4): 354-8. Available at: https://www.unip.br/comunicacao/ publicacoes/ics/edicoes/2012/04_out-dez/V30_n4_2012_p354a358.pdf 12. Lemos ICS, Oliveira JD, Gomes EB, Silva KVL, Silva PKS, Fernandes GP. Therapeutic play during the procedure of venipuncture: a strategy to reduce behavioral changes. Rev Cuidarte [Internet]. 2016 [acesso em 2017 jan 30]; 7(1): 1163-70. Available at: http://dx.doi.org/10.15649/ cuidarte.v7i1.303 13. Melo LL, Toledo VP. Experiences of undergraduate nursing students using toys in the care of hospitalized children. Rev Soc Bras Enferm Ped [Internet]. 2012 [acesso em 2017 jan 30]; 12(1): 7-15. Available at:

http://www.sobep.org.br/revista/images/stories/pdf-revista/vol12n1/v.12_n.1-art1.pesq-vivencias-de-alunos-de-graduacao-emenfermagem.pdf 14. Oliveira CS, Maia EBS, Borba RIH, Ribeiro CA. Therapeutic Play in child care: perpceptions of nurses in the pediatric units of a teaching hospital. Rev Soc Bras Enferm Ped [Internet]. 2015 [acesso em 2017 Fev 20]; 15(1): 21-30. Available at: http://www.sobep.org.br/ revista/images/stories/pdf-revista/vol15-n1/vol_15_n_2-artigo-depesquisa-3.pdf 15. Conselho Regional de Enfermagem. Processo PRCI n. 51669 de 24 de junho de 2004. Parecer fundamentado sobre utilização do brinquedo terapêutico pelo enfermeiro. São Paulo (SP): COREN; 2004. 16. Cunha GL, Silva LF. The playing as resource for the pediatric nursing care in the venous puncture. Rev RENE. [Internet]. 2012 [acesso em: 2017 Fev 05]; 13(5). Available at: http://www.revistarene.ufc.br/ revista/index.php/revista/article/view/49/pdf 17. Zani AV, Berteloni GMA, Remijo KP et al. Therapeutic play application in a pediatric unit: perceptions of nursing undergraduate students. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2013 [acesso em 2017 Fev 01]; 7(5): 1382-9. Available at: 10.5205/reuol.3960-31424-1-SM.0705201317

Publicado

2019-07-01

Como Citar

1.
da Cunha Salomão Barroso MC, Cursino EG, Diniz Machado ME, da Silva LR, Bastos Depianti JR, da Silva LF. The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2019 [citado 28º de março de 2024];11(4):1043-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6901

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics