CLARISSIMA FEMINA: PAULINA E O ARQUÉTIPO DA MULHER ROMANA TARDIA NO SÉCULO IV EC

Autores

  • Hannah Serique Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palavras-chave:

História Antiga, Religião Romana, Gênero, Epigrafia, Antiguidade Tardia,

Resumo

A cultura epigráfica reflete o ordenamento social, seja através da onomástica dos dedicantes ou dedicados, seja pela sua própria materialidade. É visível o quanto ela nos tem revelado novas personagens, que auxiliam na compreensão da complexidade das relações humanas e divinas. O presente artigo visa a analisar uma ara funerária datada do século IV EC, período marcado por um processo de dissidência na esfera político-religiosa, dedicada a Aconia Fabia Paulina e Vettius Agorius Praetextatus, ilustres aristocratas defensores da religião tradicional romana. A partir de seu cursus honorum, pretendo desvelar os papéis designados a mulheres e homens na sociedade romana tardia e, por fim, serão abordados os ideais de feminilidade almejados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hannah Serique, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Graduanda de Licenciatura em História na UNIRIO, vinculada ao Laboratório de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade - Núcleo de Estudos e Referências sobre a Antiguidade e o Medievo (NERO/UNIRIO), colaboradora do projeto “Eurykleia - Aquelas que tinham um nome” sob a orientação da Profª. Drª. Claudia Beltrão da Rosa.

Publicado

2020-10-13

Como Citar

Serique, H. (2020). CLARISSIMA FEMINA: PAULINA E O ARQUÉTIPO DA MULHER ROMANA TARDIA NO SÉCULO IV EC. Humanidades Em Revista, 2(1), 113. Recuperado de https://seer.unirio.br/hr/article/view/9936

Edição

Seção

ARTIGOS DO DOSSIÊ