Edição Especial: Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software

iSys – Revista Brasileira de Sistemas de Informação

Edição Especial: Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS

Prazo: 19/11/2018

 

A iSys – Revista Brasileira de Sistemas de Informação lança chamada para submissão de trabalhos para sua edição especial promovida pelos organizadores do Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (WASHES), temas estes discutidos no workshop.

O software é criado por pessoas e é influenciado por aspectos humanos e econômicos da sociedade. Essas pessoas trabalham em equipes com o objetivo de desenvolver sistemas de software para auxiliar na resolução de problemas reais. Os aspectos humanos estão relacionados ao comportamento dos colaboradores durante a execução das suas tarefas. Por sua vez, os aspectos sociais se referem à maneira como a interação entre os membros de uma comunidade acontece. Finalmente, os aspectos econômicos trazem à tona a noção de valor para produtos e processos de software, bem como a sua percepção pelos stakeholders, considerando perspectivas como custos, benefícios, riscos e oportunidades de mercado. Em suma, os stakeholders, as suas interações e as consequências da noção de valor são centrais para o desenvolvimento de software.

Dessa forma, faz-se importante investigar os diversos aspectos sociais, humanos e econômicos de software e sistemas de informação com o objetivo de entender seus impactos sobre práticas, processos e ferramentas de desenvolvimento de software e sistemas de informação, e nas mais diversas áreas da computação.

A chamada de artigos científicos desta edição especial da iSys convida a submissão de artigos que apresentem novas contribuições para o entendimento das diferentes perspectivas para analisar diversos contextos da computação e do desenvolvimento de sistemas de informação à luz das relações sociais, humanas e econômicas.

Tópicos de interesse

Os tópicos do WASHES envolvem trabalhos de pesquisa diretamente relacionados aos aspectos sociais, humanos e econômicos de software e suas interseções e influências nas mais diversas áreas da computação, não sendo restrito aos tópicos a seguir:

- Princípios e práticas de desenvolvimento e projeto que influenciam ou são influenciados por aspectos sociais, humanos e econômicos

- TI verde e os impactos econômicos e sociais no desenvolvimento de software

- Desenvolvimento sustentável do software

- Características psicológicas, sociológicas, humanas e econômicas do desenvolvimento de software

- Ferramentas e processos de apoio a situações organizacionais e culturais

- Aspectos gerenciais e organizacionais do desenvolvimento de software

- Colaboração no desenvolvimento de software e sua relação com os aspectos sociais, humanos e econômicos

- Confiança em equipes de software

- Uso de redes sociais e mídias sociais por equipes de software

- Modelos de desenvolvimento de software baseados em comunidade, como open source, crowdsourcing e parcerias público-privadas

- Gerência do conhecimento e aprendizagem organizacional aliadas aos aspectos sociais e humanos no desenvolvimento de software

- Influência de aspectos econômicos no desenvolvimento de software

- Economia de apps e qualidade no desenvolvimento móvel

- Modelos de negócios, plataformas e ecossistemas de software

- Desenvolvimento Distribuído de Software e a relação com diferentes aspectos estudados

- Análise e tratamento de aspectos econômicos de sistemas-de-sistemas

- Questões relativas a licenças, propriedade intelectual e patentes

- Educação sobre os aspectos sociais, humanos e econômicos no desenvolvimento de software

- Desafios e perspectivas de pesquisa e/ou relatos de experiência da indústria de software 

 

Datas Importantes

Submissão: 19 de novembro de 2018

Divulgação da 1a avaliação:  31 de janeiro de 2019

Submissão da versão ajustada: 28 de fevereiro de 2019

Divulgação da 2ª avaliação: 31 de março de 2019

Data da publicação: abril de 2019

 

Diretrizes para os autores

As informações sobre condições e formatos de submissão, assim como declaração de direitos autorais e política de privacidade podem ser encontrados em http://seer.unirio.br/index.php/isys/about/submissions#authorGuidelines

 

Importante:

Para facilitar a identificação de artigo submetidos a esta edição especial, os autores devem incluir logo abaixo do título do artigo, a seguinte frase “Artigo submetido à Edição Especial sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software".

No formulário de submissão da revista, na plataforma online de submissão, selecione a Seção: “ARTIGO DE EDIÇÃO ESPECIAL”

Sobre a iSys

A iSys é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) - http://www2.sbc.org.br/ce-si/, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) (www.uniriotec.br/ppgi) do Departamento de Informática Aplicada (DIA) da UNIRIO.

Editores

Davi Viana, Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - davi.viana@lsdi.ufma.br

Igor Wiese, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão (UTFPR-CM) - igor@utfpr.edu.br