Edição Especial: Complexidade de Sistemas de Informação

iSys - Edição Especial: Complexidade de Sistemas de Informação

Convidamos pesquisadores, estudantes e demais interessados que atuam em pesquisa e projetos em Sistemas de Informação a submeter artigos para a revista iSys que é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A revista iSys tem o apoio do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Departamento de Informática Aplicada (DIA) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e foi classificada como Qualis B3 pela CAPES em 2015. A revista publica estudos com foco principal em Sistemas de Informação em diferentes perspectivas, notadamente as de desenvolvimento, gestão e infraestrutura. Dada a relevância e atualidade do tema, esta é uma chamada para uma edição especial da revista para trabalhos que abordem a Complexidade de Sistemas de Informação. As edições especiais da iSys em 2017-2018 estão relacionadas aos Grandes Desafios de Pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil (GranDSI-BR 2016-2026).

Sistemas de Informação realizam e dão suporte a diversos setores da sociedade moderna globalizada. Além das fronteiras dos negócios realizados em organizações, sistemas distintos e heterogêneos compõem interconexões que resultam no que se conhece por Sistemas de Sistemas. Um exemplo deste cenário são as Cidades Inteligentes onde diversos sistemas interagem com diversos elementos do tipo Internet das Coisas (IOT - Internet of Things) e/ou utilizam combinações de recursos da nuvem. Isto resulta em Sistemas de Informação inerentemente complexos por englobar aspectos técnicos, culturais, sociais e organizacionais e também grande quantidades de elementos que, embora distintos, se encontram relacionados entre si dando origem ao que se denomina de Sistemas de Informação Complexos.

Esta chamada de artigos científicos desta edição especial da iSys convida a submissão de trabalhos cujo foco seja a apresentação e discussão de metodologias, modelos, técnicas, métodos e ferramentas que sirvam de estímulo e referência para o contexto de Complexidade de Sistemas de Informação. Busca-se também a submissão de artigos científicos que apresentem propostas de soluções para problemas ainda enfrentados, indicando as tendências desta área de estudo e pesquisa que envolvam o desenvolvimento, gestão e infraestrutura para lidar com a Complexidade de Sistemas de Informação. 

 

Tópicos de interesse

Nesta chamada são convidadas contribuições originais na área de Complexidade em Sistemas de Informação, contemplando novas metodologias, resultados de experiências e visões de tendências, as quais incluem os tópicos a seguir, porém não limitados a esses:

  • Conceitos, Teorias, Métodos, Caracterização, Propriedades de SI Complexos
  • Arquitetura de Sistemas
  • Aspectos sociotécnicos, culturais e organizacionais
  • Infraestrutura, Integração e Interoperabilidade
  • Aspectos da Modelagem, Projeto e Desenvolvimento
  • Experiências em Domínios Específicos
  • Modelagem, Gerência, Execução e Adaptação de Processos de Negócio
  • SI Complexos Sensíveis ao Contexto
  • Ontologias para e em SI Complexos
  • Sistemas de Sistemas, Computação em Nuvem e IOT

 Datas Importantes

Nova data de Submissão: 30/03/2017 28 de abril 2017

Versão Final: 30 de maio

Resultado Final: 20 de junho 2017

Data publicação Agosto de 2017

 

Diretrizes para os autores

As informações sobre condições e formatos de submissão, assim como declaração de direitos autorais e política de privacidade podem ser encontrados em http://seer.unirio.br/index.php/isys/about/submissions#authorGuidelines

 

Editores

Glauco de Figueiredo Carneiro (Universidade Salvador - UNIFACS): glauco.carneiro@unifacs.br

Rita Suzana Pitangueira Maciel (Universidade Federal da Bahia - UFBa) ritasuzana@dcc.ufba.br