Avaliando Acessibilidade em Sistemas de Comunicação com Usuários Cegos

Autores

  • Simone Bacellar Leal Ferreira UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Denis Silva da Silveira UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
  • Ricardo Rodrigues Nunes UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Claudia Simões Pinto da Cunha Lima UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

É possível perceber que muitas organizações estão tirando proveito dos Sistemas de Informação para facilitar a comunicação e o relacionamento com seus clientes. Mas é importante lembrar que esses sistemas deverão atender diferentes pessoas, sendo que algumas delas podem ter limitações física, motora, auditiva ou visual. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar como as pessoas cegas interagem com os sistemas de conversação da rede SACI e do site TERRA. Foram identificados problemas que podem impedir ou dificultar o acesso e o entendimento do conteúdo e gerou-se recomendações que podem contribuir para que os sistemas sejam mais acessíveis e de fácil uso para esse grupo de pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Bacellar Leal Ferreira, UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora dos cursos de Sistemas de Informação (mestrado acadêmico e graduação) do Departamento de Informática Aplicada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Possui Mestrado em Informática (Computação gráfica) e Doutorado em Informática (Interface com o Usuário), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio). Suas áreas de atuação e interesse: Usabilidade, Acessibilidade, Interação Humano-Computador, Sistemas de Informação, Uso de Cores e Gerenciamento Ambiental. Lecionou na PUC Rio por doze anos em vários cursos da graduação e no Curso de Especialização em "Análise, Projeto e Gerência de Sistemas de Computação" do CCE - PUC-Rio. Foi professora (dedicação exclusiva) de 2000 a 2006 das Faculdades IBMEC, responsável pela linha de pesquisa de Sistemas de Informação Orientados a Usabilidade. Recebeu o prêmio ANPAD de melhor trabalho na área de "Administração da informação" do EnANPAD 2002 (Encontro da Associação Nacional de Pos Graduação e Pesquisa em Administração) com o artigo "Exemplificando Aspectos de Usabilidade em Sistemas de Informação" e o Prêmio de melhor trabalho apresentado na conferência EnEPQ 2007 (Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade) com o artigo Uma Metodologia de Ensino de Lógica Aplicada em Cursos de Ciências Humanas . Autora do livro e-Usabilidade (ISBN 978-85-216-1651-1) publicado e lançado em setembro de 2008, pela Editora LTC (http://www.ltceditora.com.br/). É uma das fundadoras e é membro do corpo deliberativo do "Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas de Informação e Comunicação orientados à Usabilidade e Semântica" (Núcleo PSIU), onde está sendo desenvolvido o projeto e- Acessibilidade Orientada à Usabilidade - Facilitando o Acesso a Informação .

Denis Silva da Silveira, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professor adjunto do quadro efetivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), atuando no Departamento de Ciência da Informação; professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação; Coordenador de Pesquisa do Departamento de Ciência da Informação; membro do Colegiado do Curso de Graduação em Gestão da Informação; professor do Programa de Mestrado em Engenharia da Computação da Universidade de Pernambuco (UPE). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

Ricardo Rodrigues Nunes, UTAD - Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Ricardo Nunes (Rio de Janeiro, Brazil) presently working as an academic researcher with the University of Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a large and well-regarded state university in Portugal. Deeply involved with PLAYER project being developed by UTAD for the EU. Was awarded a Master in Sciences degree by the Rio de Janeiro Federal State University (Universidade Federal do Estado do Rio-de-Janeiro - UNIRIO). Was awarded a degree in IT for Education by Veiga de Almeida University, Brasil. Areas of expertise and keen interest lie with Computer Supported Cooperative Work (CSCW), Virtual Environments, Usability, Accessibility, Human-Computer Interaction (HCI), Information Systems, WebDesign and Computer-Assisted Education.

Claudia Simões Pinto da Cunha Lima, UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Claudia Simões Pinto da Cunha Lima é Mestre em Informática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- Unirio (2009) e graduada em Processamento de Dados (1994). Participou de projetos em empresa de desenvolvimento de software no Rio de Janeiro, atuando como consultora na área de levantamento de requisitos e modelagem de sistemas. Integrou o corpo docente da Universidade Veiga de Almeida e da Faculdade da Região dos Lagos, ambas no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente leciona em duas Universidades em Salvador- Bahia. Seus interesses de pesquisa incluem assuntos relacionados a engenharia de software, design, modelagem e projetos de sistemas de informação, ensino a distância e acessibilidade de sistemas Web.

Downloads

Publicado

2011-02-09

Como Citar

Leal Ferreira, S. B., da Silveira, D. S., Nunes, R. R., & da Cunha Lima, C. S. P. (2011). Avaliando Acessibilidade em Sistemas de Comunicação com Usuários Cegos. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 3(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/isys/article/view/1305

Edição

Seção

ARTIGOS REGULARES