Alinhamento de operacionalizações entre Transparência e MPS.BR

Autores

  • Henrique Prado de Sá Sousa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • André Luiz de Castro Leal Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Julio César Sampaio do Prado Leite Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumo

O MPS.BR é um modelo de maturidade projetado para a indústria de software brasileira, porém também utilizado em outros países. Com o objetivo de ampliar a excelência da qualidade de produção de software na indústria brasileira, o MPS.BR possui um conjunto de níveis bem definidos que estabelecem resultados de maturidade para uma organização de desenvolvimento de software. Por outro lado, a Transparência é uma demanda atual da sociedade. Como o software está fortemente entrelaçado às nossas atividades diárias, a transparência de software torna-se um desafio para os produtores de software. Entregar Transparência como um modelo de qualidade com atributos tem sido um esforço de pesquisas anteriores. Neste artigo, apresentamos a associação de um modelo de transparência com o modelo MPS.BR. Nosso objetivo é demonstrar a semelhança dos diferentes atributos de qualidade de ambos os modelo, proporcionando um mapa de como estes dois modelos se cruzam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Prado de Sá Sousa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutorando em Engenharia de Software na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), mestre em Engenharia de Software pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO), graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de janeiro (UNIRIO). Tem experiência em projetos de pesquisa na área de Processos de negócio (BPM), Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), Banco de dados e Transparência de software. As linhas de pesquisa de interesse são alinhamento de processos e metas organizacionais, processos de negócio, transparência de processo, transparência da informação, transparência de software, requisitos não funcionais e sistemas multiagentes.

André Luiz de Castro Leal, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em informática pela PUC-Rio. Mestre em Ciência da Computação pela UFV. Especialista em Ciência da Computação pela UFV. Especialista em Gestão de TI pela Faculdade Machado Sobrinho. Atua no mercado de TI desde 1992 onde exerceu cargos de Consultor, Gerente de Projetos, Analista de Requisitos, Analista de Sistemas. Prof. da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Interesse em Engenharia de Software, Gerência de Projetos de Software, Qualidade de Processos de Software, Processos Organizacionais, Ontologia, Transparência de Software, Governança. Atuou ou atua em empresas como PNUD/ONU, Unimed, Embrapa Gado de Leite, MRS Logística, Rhealeza Informática, Grupo Mult, entre outros.

Julio César Sampaio do Prado Leite, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Membro do Working Group 2.9 (Software Requirements Engineering) da IFIP (International Federation for Information Processing) é um dos fundadores da área de Engenharia de Requisitos. Tem participação ativa nessa área; quer como membro do corpo editorial do Requirements Engineering Journal da Springer, quer como membro, desde de 1993, do comitê de programa da conferência internacional de requisitos (RE). Além da Engenharia de Requisitos, tem trabalhado em outras áreas, principalmente em reuso de software; tendo sido o General Chair da ICSR e da RE-13. Cientista do Nosso Estado (1999, 2007, 2009 e 2015), professor visitante da Universidade de São Paulo(ICMC), professor visitante da Universität Kaiserslautern, cientista visitante do Fraunhofer IESE, professor convidado da ECI da Universidad de Buenos Aires, visiting scholar na University of Toronto e cientista visitante do Projeto Lucretius - Università degli Studi di Trento. É membro da Association for Computing Machinery e da IEEE Computer Society. Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) , participou de seu conselho entre 1996 e 2000. Tem participado de alguns seminários Dagstuhl. É Co-editor do livro Perspectives on Software Requirements e co-fundador da série WER (Workshop em Engenharia de Requisitos) e da série FEES (Fórum de Educação em Engenharia de Software). Autor do livro:" Livro Vivo: Engenharia de Requisitos". Através de palestras ou consultoria tem ajudado diversas organizações na adoção de novas tecnologias.

Downloads

Publicado

2016-03-26

Como Citar

de Sá Sousa, H. P., Leal, A. L. de C., & Leite, J. C. S. do P. (2016). Alinhamento de operacionalizações entre Transparência e MPS.BR. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 8(4), 109–141. Recuperado de https://seer.unirio.br/isys/article/view/5276

Edição

Seção

ARTIGOS REGULARES