BPMG – Um Modelo Conceitual para Governança em BPM – Aplicação numa Organização Pública

Autores

  • André Felipe Lemos Santana Centro de Informática da UFPE
  • Carina Frota Alves Centro de Informática da UFPE

Resumo

Governança em BPM é um aspecto apontado como fundamental para o sucesso efetivo do gerenciamento de processos de negócio. Isso parece ser especialmente verdade no contexto do setor público, onde a efetividade, prestação de contas e transparência (três princípios básicos da governança) precisam ser coordenadas. No entanto, as abordagens dessa governança têm se caracterizado por conceitos complexos e pouco precisos, e modelos em alto nível que oferecem pouca ajuda sobre como implementá-la. Além disso, há um número reduzido de trabalhos empíricos com relatos práticos neste tema. Este trabalho relata a construção de um Modelo Conceitual para Governança em BPM e sua aplicação numa organização pública brasileira, utilizando uma abordagem de design-science. A avaliação sobre a aplicação do modelo apontou que ele foi percebido como significativamente útil para criar um entendimento comum bem como para apoiar a estruturação da governança em BPM na organização pesquisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Felipe Lemos Santana, Centro de Informática da UFPE

Analista de sistemas na Petrobras S/A. Possui graduação (1990), mestrado (2007) e doutorado (2015) em Ciência da Computação pela Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE). Tem atuado profissionalmente principalmente nas seguintes áreas: gerenciamento e governança de TI; gerenciamento de projetos; Business Process Management (BPM) e engenharia de software/requisitos. É certificado como Project Management Professional (PMP) pelo Project Management Institute (PMI).

Carina Frota Alves, Centro de Informática da UFPE

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Computer Science - University College London (2005). É professora adjunto 1 do Centro de Informática - UFPE. Atualmente é coordenadora de cooperação e empreendedorismo e chefe departamento de sistemas de computação do CIn-UFPE. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de requisitos, gestão de processos de negócio, design de interação.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Como Citar

Santana, A. F. L., & Alves, C. F. (2016). BPMG – Um Modelo Conceitual para Governança em BPM – Aplicação numa Organização Pública. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 9(1), 139–167. Recuperado de https://seer.unirio.br/isys/article/view/5318

Edição

Seção

ARTIGOS DE EDIÇÃO ESPECIAL