UM EXPERIMENTO DO USO DE CODING DOJO NA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

Autores

  • Pablo Schoeffel UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Daniel Felipe Rosa UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Raul Sidnei Waslawick Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

Aumentar o interesse e aprendizado dos alunos nas disciplinas de programação e capacitar equipes de desenvolvimento de software são objetivos que tem motivado a academia e a indústria a encontrar alternativas mais eficientes para a fixação e aplicação de conceitos. Este trabalho apresenta a técnica de Dojos de programação ou coding dojo (em inglês) como uma alternativa para alcançar este objetivo, por meio de uma atividade dinâmica e colaborativa que permite maior integração entre os estudantes, compartilhamento de conhecimento e aprendizado. O trabalho relata um experimento que compara o desempenho de um grupo de controle, o qual foi exposto a uma abordagem mais tradicional de aula expositiva, com um grupo que foi exposto ao Dojo de programação. Foram aplicados pré e pós-testes para 30 alunos de um curso técnico em Eletrotécnica e Informática, no conteúdo de programação orientada a objetos. A partir das avaliações e tratamento estatístico das notas, percebeu-se que a média do grupo que participou do Dojo de programação foram significativamente maiores do que a média do grupo de controle.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Schoeffel, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

Departamento de Engenharia de Software Áreas de pesquisa: Engenharia de Software, Gerencia de Projetos, Métodos Àgeis, Ensino em Computação

Downloads

Publicado

2016-07-27

Como Citar

Schoeffel, P., Rosa, D. F., & Waslawick, R. S. (2016). UM EXPERIMENTO DO USO DE CODING DOJO NA APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS. ISys - Brazilian Journal of Information Systems, 9(2). Recuperado de https://seer.unirio.br/isys/article/view/5439

Edição

Seção

ARTIGOS DE EDIÇÃO ESPECIAL